Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/69276
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde: relato de experiência
Título(s) alternativo(s): The democratization of Libras teaching for studentsin health area: experience report
La democratización de la enseñanza de Libras paraestudiantes del área de salud: relato de experiencia
Autor(es): Diego André Resende Assis
Bruna Stéfanie Pereira
Leonara Emanuelle Honório Silva
Erika Fernanda Clark
Sirley Alves da Silva Carvalho
Resumen: Este trabalho possui como objetivo relatar a experiência obtida a partir da realização de uma oficina de ensino da Língua Brasileira de Sinais e descrever como esta possibilitou a educação acerca da comunidade surda e promoveu práticas que buscavam favorecer a inclusão e acessibilidade destes indivíduos. As aulas da oficina foram realizadas para alunos de diferentes cursos da área da saúde de uma universidade pública, e estavam relacionadas ao atendimento da saúde do indivíduo surdo. Vídeos educativos sobre o tema foram produzidos e divulgados nas mídias sociais da Universidade, visando maior disseminação das informações. Foi observado que muitas barreiras ainda precisam ser transpostas no que diz respeito à assistência à comunidade surda. Entretanto, atividades como essas podem facilitar a democratização de conhecimento sobre o assunto e promover a conscientização sobre a necessidade de comunicação através da língua de sinais para um atendimento qualificado e humanizado de sujeitos surdos.
Abstract: This article aims to report the experience obtained from the realization of a Brazilian Sign Language teaching workshop and to describe how it enabled education about the deaf community and promoted practices that sought to favor the inclusion and accessibility of these people. The workshop classes were held for students from different courses in health area of a public university and were related to the health care of the deaf people. Educational videos on the subject were produced and disseminated on the University social networks, aiming at a greater dissemination of information. It was observed that many barriers still need to be overcome in terms of assistance of the deaf community. However, activities such as these can facilitate the democratization of knowledge on the subject and promote awareness of the need for communication through the Brazilian Sign Language for a qualified and humanized service for deaf people.
Asunto: Linguagem brasileira por sinais
Perda auditiva
Ciências da saúde
Acessibilidade
Educação (Superior)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39489
URI: http://hdl.handle.net/1843/69276
Fecha del documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/39489
metadata.dc.relation.ispartof: Revista docência do ensino superior
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde_ relato de experiência.pdf273.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.