Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/69276
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde: relato de experiência |
Título(s) alternativo(s): | The democratization of Libras teaching for studentsin health area: experience report La democratización de la enseñanza de Libras paraestudiantes del área de salud: relato de experiencia |
Autor(es): | Diego André Resende Assis Bruna Stéfanie Pereira Leonara Emanuelle Honório Silva Erika Fernanda Clark Sirley Alves da Silva Carvalho |
Resumo: | Este trabalho possui como objetivo relatar a experiência obtida a partir da realização de uma oficina de ensino da Língua Brasileira de Sinais e descrever como esta possibilitou a educação acerca da comunidade surda e promoveu práticas que buscavam favorecer a inclusão e acessibilidade destes indivíduos. As aulas da oficina foram realizadas para alunos de diferentes cursos da área da saúde de uma universidade pública, e estavam relacionadas ao atendimento da saúde do indivíduo surdo. Vídeos educativos sobre o tema foram produzidos e divulgados nas mídias sociais da Universidade, visando maior disseminação das informações. Foi observado que muitas barreiras ainda precisam ser transpostas no que diz respeito à assistência à comunidade surda. Entretanto, atividades como essas podem facilitar a democratização de conhecimento sobre o assunto e promover a conscientização sobre a necessidade de comunicação através da língua de sinais para um atendimento qualificado e humanizado de sujeitos surdos. |
Abstract: | This article aims to report the experience obtained from the realization of a Brazilian Sign Language teaching workshop and to describe how it enabled education about the deaf community and promoted practices that sought to favor the inclusion and accessibility of these people. The workshop classes were held for students from different courses in health area of a public university and were related to the health care of the deaf people. Educational videos on the subject were produced and disseminated on the University social networks, aiming at a greater dissemination of information. It was observed that many barriers still need to be overcome in terms of assistance of the deaf community. However, activities such as these can facilitate the democratization of knowledge on the subject and promote awareness of the need for communication through the Brazilian Sign Language for a qualified and humanized service for deaf people. |
Assunto: | Linguagem brasileira por sinais Perda auditiva Ciências da saúde Acessibilidade Educação (Superior) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39489 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/69276 |
Data do documento: | 2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/39489 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista docência do ensino superior |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde_ relato de experiência.pdf | 273.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.