Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69276
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dc.creatorDiego André Resende Assispt_BR
dc.creatorBruna Stéfanie Pereirapt_BR
dc.creatorLeonara Emanuelle Honório Silvapt_BR
dc.creatorErika Fernanda Clarkpt_BR
dc.creatorSirley Alves da Silva Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-19T20:01:53Z-
dc.date.available2024-06-19T20:01:53Z-
dc.date.issued2022-
dc.citation.volume12pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39489pt_BR
dc.identifier.issn2237-5864pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/69276-
dc.description.abstractThis article aims to report the experience obtained from the realization of a Brazilian Sign Language teaching workshop and to describe how it enabled education about the deaf community and promoted practices that sought to favor the inclusion and accessibility of these people. The workshop classes were held for students from different courses in health area of a public university and were related to the health care of the deaf people. Educational videos on the subject were produced and disseminated on the University social networks, aiming at a greater dissemination of information. It was observed that many barriers still need to be overcome in terms of assistance of the deaf community. However, activities such as these can facilitate the democratization of knowledge on the subject and promote awareness of the need for communication through the Brazilian Sign Language for a qualified and humanized service for deaf people.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho possui como objetivo relatar a experiência obtida a partir da realização de uma oficina de ensino da Língua Brasileira de Sinais e descrever como esta possibilitou a educação acerca da comunidade surda e promoveu práticas que buscavam favorecer a inclusão e acessibilidade destes indivíduos. As aulas da oficina foram realizadas para alunos de diferentes cursos da área da saúde de uma universidade pública, e estavam relacionadas ao atendimento da saúde do indivíduo surdo. Vídeos educativos sobre o tema foram produzidos e divulgados nas mídias sociais da Universidade, visando maior disseminação das informações. Foi observado que muitas barreiras ainda precisam ser transpostas no que diz respeito à assistência à comunidade surda. Entretanto, atividades como essas podem facilitar a democratização de conhecimento sobre o assunto e promover a conscientização sobre a necessidade de comunicação através da língua de sinais para um atendimento qualificado e humanizado de sujeitos surdos.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista docência do ensino superiorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectDeficiência auditivapt_BR
dc.subjectCiências da saúdept_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subject.otherLinguagem brasileira por sinaispt_BR
dc.subject.otherPerda auditivapt_BR
dc.subject.otherCiências da saúdept_BR
dc.subject.otherAcessibilidadept_BR
dc.subject.otherEducação (Superior)pt_BR
dc.titleA democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde: relato de experiênciapt_BR
dc.title.alternativeThe democratization of Libras teaching for studentsin health area: experience reportpt_BR
dc.title.alternativeLa democratización de la enseñanza de Libras paraestudiantes del área de salud: relato de experienciapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/39489pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6018-5065pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0686-1990pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6056-827Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3503-246Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3705-9471pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



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