Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/69574
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Noção de sujeito: uma proposta pedagógica no ensino fundamental II
Autor(es): Caroline Oliveira de Amorim
Primeiro Orientador: Janayna Maria da Rocha Carvalho
Segundo Orientador: Lorenzo Teixeira Vitral
Primeiro Coorientador: Lorenzo Teixeira Vitral
Primeiro membro da banca : Maria Cândida Seabra
Segundo membro da banca: Shirley Freitas
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo propor um alargamento sobre o conceito de sujeito para o ensino fundamental. Tendo em vista que os livros escolares replicam conceitos apregoados pela gramática tradicional e que essa, muitas vezes, tem o foco principal no ensino metalinguístico. Proporemos, neste trabalho, uma visão mais ampla do conceito de sujeito a fim de que sirva de base para um ensino mais reflexivo acerca dos conceitos gramaticais. Para tal finalidade, utilizaremos as ferramentas conceituais da Linguística sistêmico-funcional, pois se trata de uma teoria que, além de trabalhar com textos em situação de uso, também aborda aspectos do texto que extrapolam os limites da gramática tradicional. Por isso, neste estudo, privilegiaremos o uso de gêneros das mídias sociais, tais como: memes e posts de Instagram, pois são gêneros que, além de retratarem a maneira como utilizamos a língua em nosso dia a dia, também são gêneros profundamente conhecidos pelos alunos.
Assunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/69574
Data do documento: 4-Abr-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Gramática e Ensino

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