Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69574
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Janayna Maria da Rocha Carvalhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0233319534339293pt_BR
dc.contributor.advisor2Lorenzo Teixeira Vitralpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lorenzo Teixeira Vitralpt_BR
dc.contributor.referee1Maria Cândida Seabrapt_BR
dc.contributor.referee2Shirley Freitaspt_BR
dc.creatorCaroline Oliveira de Amorimpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0183286847598180pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-02T15:26:42Z-
dc.date.available2024-07-02T15:26:42Z-
dc.date.issued2024-04-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/69574-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo propor um alargamento sobre o conceito de sujeito para o ensino fundamental. Tendo em vista que os livros escolares replicam conceitos apregoados pela gramática tradicional e que essa, muitas vezes, tem o foco principal no ensino metalinguístico. Proporemos, neste trabalho, uma visão mais ampla do conceito de sujeito a fim de que sirva de base para um ensino mais reflexivo acerca dos conceitos gramaticais. Para tal finalidade, utilizaremos as ferramentas conceituais da Linguística sistêmico-funcional, pois se trata de uma teoria que, além de trabalhar com textos em situação de uso, também aborda aspectos do texto que extrapolam os limites da gramática tradicional. Por isso, neste estudo, privilegiaremos o uso de gêneros das mídias sociais, tais como: memes e posts de Instagram, pois são gêneros que, além de retratarem a maneira como utilizamos a língua em nosso dia a dia, também são gêneros profundamente conhecidos pelos alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSintaxept_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.subjectsujeitopt_BR
dc.subjectgramáticapt_BR
dc.subjectsistêmico-funcionalpt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleNoção de sujeito: uma proposta pedagógica no ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0006-6929-3173pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gramática e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC CAROLINE AMORIM - EDITADO-28-06-2024-Repositório1.pdf790.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.