Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/69574
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Janayna Maria da Rocha Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0233319534339293 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Lorenzo Teixeira Vitral | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Lorenzo Teixeira Vitral | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Cândida Seabra | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Shirley Freitas | pt_BR |
dc.creator | Caroline Oliveira de Amorim | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/0183286847598180 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-02T15:26:42Z | - |
dc.date.available | 2024-07-02T15:26:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/69574 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo propor um alargamento sobre o conceito de sujeito para o ensino fundamental. Tendo em vista que os livros escolares replicam conceitos apregoados pela gramática tradicional e que essa, muitas vezes, tem o foco principal no ensino metalinguístico. Proporemos, neste trabalho, uma visão mais ampla do conceito de sujeito a fim de que sirva de base para um ensino mais reflexivo acerca dos conceitos gramaticais. Para tal finalidade, utilizaremos as ferramentas conceituais da Linguística sistêmico-funcional, pois se trata de uma teoria que, além de trabalhar com textos em situação de uso, também aborda aspectos do texto que extrapolam os limites da gramática tradicional. Por isso, neste estudo, privilegiaremos o uso de gêneros das mídias sociais, tais como: memes e posts de Instagram, pois são gêneros que, além de retratarem a maneira como utilizamos a língua em nosso dia a dia, também são gêneros profundamente conhecidos pelos alunos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sintaxe | pt_BR |
dc.subject | ensino | pt_BR |
dc.subject | sujeito | pt_BR |
dc.subject | gramática | pt_BR |
dc.subject | sistêmico-funcional | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Noção de sujeito: uma proposta pedagógica no ensino fundamental II | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0006-6929-3173 | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gramática e Ensino |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC CAROLINE AMORIM - EDITADO-28-06-2024-Repositório1.pdf | 790.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.