Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/69596
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Por políticas públicas de fomento à leitura nos centros estaduais de educação continuada (CESEC) em Minas Gerais: proposição de diretrizes para a elaboração de indicadores sociais |
Authors: | Silvânia de Souza Abrantes |
First Advisor: | Frank Magalhães de Pinho |
First Referee: | Ricardo Augusto Oliveira Santos |
Second Referee: | Thaís Alves dos Santos |
Abstract: | Diante dos desafios relacionados à promoção da leitura no contexto nacional e das dificuldades enfrentadas na formulação de políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento da prática de leitura em pessoas jovens e adultas nos Centros Estaduais de Educação Continuada (CESEC) em Minas Gerais, esta pesquisa buscou apresentar e detalhar diretrizes para a criação de indicadores sociais capazes de orientar agentes sociais e políticos nessa complexa missão. A metodologia adotada incluiu um estudo doutrinário, concentrando-se especialmente na área da linguística, para compreender a importância da leitura como uma prática social significativa e emancipadora. Adicionalmente à revisão bibliográfica, o enfoque documental, por meio de dados provenientes de pesquisas e diretrizes do currículo da educação brasileira, foi crucial como base para a definição de diretrizes assertivas em relação às reais demandas da população quanto a essa prática. Destaca-se também a consideração do público-alvo da pesquisa como protagonista no processo de ensino aprendizagem, o que motivou a busca por estudos específicos sobre os CESEC. Essa abordagem possibilitou a identificação de pontos comuns para o entendimento das diretrizes que devem ser consideradas na elaboração de políticas públicas, visando atender às necessidades particulares do referido público. Dessa forma, o estudo propõe uma base sólida para orientar a criação de políticas públicas eficazes, alinhadas às reais exigências e desafios enfrentados pelos(as) estudantes nos CESEC, promovendo, assim, uma prática leitora mais abrangente e efetiva. |
Subject: | Administração Gestão Pública |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Gestão Pública |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/69596 |
Issue Date: | 27-Sep-2023 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Pública |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC GESTÃO PÚBLICA UFMG SILVANIA ABRANTES.pdf | 2.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License