Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69596
Type: Monografia (especialização)
Title: Por políticas públicas de fomento à leitura nos centros estaduais de educação continuada (CESEC) em Minas Gerais: proposição de diretrizes para a elaboração de indicadores sociais
Authors: Silvânia de Souza Abrantes
First Advisor: Frank Magalhães de Pinho
First Referee: Ricardo Augusto Oliveira Santos
Second Referee: Thaís Alves dos Santos
Abstract: Diante dos desafios relacionados à promoção da leitura no contexto nacional e das dificuldades enfrentadas na formulação de políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento da prática de leitura em pessoas jovens e adultas nos Centros Estaduais de Educação Continuada (CESEC) em Minas Gerais, esta pesquisa buscou apresentar e detalhar diretrizes para a criação de indicadores sociais capazes de orientar agentes sociais e políticos nessa complexa missão. A metodologia adotada incluiu um estudo doutrinário, concentrando-se especialmente na área da linguística, para compreender a importância da leitura como uma prática social significativa e emancipadora. Adicionalmente à revisão bibliográfica, o enfoque documental, por meio de dados provenientes de pesquisas e diretrizes do currículo da educação brasileira, foi crucial como base para a definição de diretrizes assertivas em relação às reais demandas da população quanto a essa prática. Destaca-se também a consideração do público-alvo da pesquisa como protagonista no processo de ensino aprendizagem, o que motivou a busca por estudos específicos sobre os CESEC. Essa abordagem possibilitou a identificação de pontos comuns para o entendimento das diretrizes que devem ser consideradas na elaboração de políticas públicas, visando atender às necessidades particulares do referido público. Dessa forma, o estudo propõe uma base sólida para orientar a criação de políticas públicas eficazes, alinhadas às reais exigências e desafios enfrentados pelos(as) estudantes nos CESEC, promovendo, assim, uma prática leitora mais abrangente e efetiva.
Subject: Administração
Gestão Pública
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Pública
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/69596
Issue Date: 27-Sep-2023
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC GESTÃO PÚBLICA UFMG SILVANIA ABRANTES.pdf2.08 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons