Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69629
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1João Estevão Barbosa Netopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5126323715794692pt_BR
dc.contributor.advisor2Nálbia de Araújo Santospt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6503104655331343pt_BR
dc.creatorDaniele Silva Rodriguespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9199236801103848pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-03T18:56:48Z-
dc.date.available2024-07-03T18:56:48Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/69629-
dc.description.resumoO objetivo geral desta tese é investigar os efeitos da incidência de corrupção sobre a eficiência dos gastos públicos com o ensino fundamental brasileiro. Para tanto, foram utilizados os resultados das fiscalizações realizadas pela CGU no âmbito do PFSP, bem como os Microdados da Educação Básica disponibilizados pelo INEP e dados fornecidos pelo IBGE e Sistema FIRJAN. Na análise dos dados as seguintes técnicas estatísticas foram empregadas: Análise dos Componentes Principais, Análise Envoltória dos Dados, estatísticas descritivas e modelo de regressão Beta Inflacionada. Os principais resultados desta tese evidenciaram uma associação negativa entre a corrupção e a eficiência dos municípios brasileiros na aplicação de recursos destinados ao ensino fundamental. Esses achados reforçam a validade da Hipótese Sand The Wheels, sugerindo que a corrupção atua como "areia nas engrenagens" do processo de produção educacional, comprometendo a efetiva alocação dos recursos públicos e impactando diretamente na qualidade da educação oferecida. Ressalta-se que os resultados obtidos são específicos para a amostra e o período analisado, não podendo ser generalizados. Assim, sugere-se que pesquisas futuras repliquem este estudo em outras áreas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectcorrupçãopt_BR
dc.subjecteficiência nos gastos públicospt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subject.otherFinanças públicaspt_BR
dc.subject.otherInvestimentos na educaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherContabilidadept_BR
dc.titleImplicações da corrupção sobre a eficiência dos gastos com o ensino fundamental nos municípios brasileirospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6672-1236pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Daniele Silva Rodrigues versão final.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.