Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/69629
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | João Estevão Barbosa Neto | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5126323715794692 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Nálbia de Araújo Santos | pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6503104655331343 | pt_BR |
dc.creator | Daniele Silva Rodrigues | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9199236801103848 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-03T18:56:48Z | - |
dc.date.available | 2024-07-03T18:56:48Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/69629 | - |
dc.description.resumo | O objetivo geral desta tese é investigar os efeitos da incidência de corrupção sobre a eficiência dos gastos públicos com o ensino fundamental brasileiro. Para tanto, foram utilizados os resultados das fiscalizações realizadas pela CGU no âmbito do PFSP, bem como os Microdados da Educação Básica disponibilizados pelo INEP e dados fornecidos pelo IBGE e Sistema FIRJAN. Na análise dos dados as seguintes técnicas estatísticas foram empregadas: Análise dos Componentes Principais, Análise Envoltória dos Dados, estatísticas descritivas e modelo de regressão Beta Inflacionada. Os principais resultados desta tese evidenciaram uma associação negativa entre a corrupção e a eficiência dos municípios brasileiros na aplicação de recursos destinados ao ensino fundamental. Esses achados reforçam a validade da Hipótese Sand The Wheels, sugerindo que a corrupção atua como "areia nas engrenagens" do processo de produção educacional, comprometendo a efetiva alocação dos recursos públicos e impactando diretamente na qualidade da educação oferecida. Ressalta-se que os resultados obtidos são específicos para a amostra e o período analisado, não podendo ser generalizados. Assim, sugere-se que pesquisas futuras repliquem este estudo em outras áreas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | corrupção | pt_BR |
dc.subject | eficiência nos gastos públicos | pt_BR |
dc.subject | educação | pt_BR |
dc.subject.other | Finanças públicas | pt_BR |
dc.subject.other | Investimentos na educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Contabilidade | pt_BR |
dc.title | Implicações da corrupção sobre a eficiência dos gastos com o ensino fundamental nos municípios brasileiros | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6672-1236 | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese Daniele Silva Rodrigues versão final.pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.