Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/69923
Tipo: Dissertação
Título: Geografia do Brasil: uma questão de discurso
Autor(es): Bruna Torres Batista
primer Tutor: Rogata Soares Del Gaudio
primer Co-tutor: Doralice Barros Pereira
primer miembro del tribunal : Eliane de Souza Martins Freitas
Segundo miembro del tribunal: Valéria de Oliveira Roque Ascenção
Resumen: Este estudo tem como objetivo compreender a construção discursiva da disciplina Geografia do Brasil na Faculdade de Filosofia de Minas Gerais. A ideia foi pesquisar acerca dos princípios discursivos que regeram os fundamentos desta disciplina em solo mineiro inscrevendo de forma mais salutar a participação do curso de geografia de Belo Horizonte na História do Pensamento Geográfico brasileiro. Intentamos compreender como esta disciplina organizou e construiu seu discurso sobre o Brasil, como este país era visto a partir de Minas Gerais. Para alcançar tais objetivos trabalhamos com a Análise do Discurso traçando um encontro entre três teóricos: Foucault, Bakhtin e Pêcheux. A Análise do Discurso nos proporcionou a teoria e a metodologia necessária para investigar a construção discursiva da disciplina assim como orientou o estudo mais contundente acerca dos discursos geográficos em sua elaboração e circulação. A análise nos permitiu ver como a disciplina Geografia do Brasil se tornou um enunciado possível e quais os contextos enunciativos que orientaram a formulação acerca do discurso sobre o país em questão. Esta disciplina surge em um contexto que primava por renovar a metodologia e a teoria da geografia tornando-a mais científica ou de acordo com um novo modelo de cientificidade. Ao mesmo tempo, ela foi no século XX fruto das reformas curriculares implementadas pelo governo brasileiro. Nesse momento ela era compreendida como um dos instrumentos para consolidar o sentimento patriótico no país evocando os elementos de seu território. Ela surge primeiro no saber escolar para somente depois ser institucionalizada na Academia. Mas, este não foi um movimento evidente. Na Faculdade Federal de Minas Gerais ela foi organizada de acordo com o que era compreendido pelo método do possibilismo geográfico e teve um diálogo muito forte com o Estado brasileiro organizando e concebendo este país em consonância com a ideologia do progresso. Seu principal objetivo era enunciar o Brasil como um país de possibilidades e de futuro. Além disso, havia uma intensa necessidade em legitimar o saber geográfico como uma disciplina científica necessária à nação brasileira. A mineiridade também foi um dos aspectos que constituíram a construção discursiva da disciplina no período abordado.
Abstract: This study aims to understand the discursive construction of the discipline Geography of Brazil at the Faculty of Philosophy of Minas Gerais. The idea was to research about the principles that governed the foundations of this discipline in Minas Gerais and Brazil, inscribing in a healthier way the participation of the Minas Gerais Geography course in the History of Brazilian Geographic Thought. We try to understand how this discipline organized and built its discourse about Brazil, how this country was viewed from Minas Gerais. To achieve these goals we worked with Discourse Analysis in the meeting of three theorists: Foucault, Bakhtin and Pêcheux. Discourse Analysis provided us with the theory and methodology needed to investigate the discursive construction of the discipline, as well as orienting the most forceful study of geographical discourses in their elaboration and circulation. The analysis allowed us to see how the discipline Geography of Brazil became a possible utterance and which enunciative contexts guided the formulation about the discourse about Brazil. This discipline emerged in a context that strived to renew the methodology and theory of geography making it more scientific. At the same time, it was in the twentieth century the result of curricular reforms implemented by the Brazilian government. The consensus was that geography was one of the instruments for the consolidation of patriotic sentiment in the country. It arises first in school knowledge and only then be institutionalized in the Academy. But, this was not an obvious move. At the Federal College of Minas Gerais it was organized according to what was understood by the method of geographical possibilism and had a very strong dialogue with the Brazilian state organizing and designing this country according to the ideology of progress. Its main objective was to enunciate Brazil as a country of possibilities and future. In addition, there was an intense need to legitimize geographical knowledge as a scientific discipline and necessary for the Brazilian nation.
Asunto: Geografia – Estudo e ensino – Brasil
Geografia – Minas Gerais
Análise do discurso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/69923
Fecha del documento: 14-ago-2019
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertação Ver. Biblioteca_Final.docx.pdf2.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.