Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69923
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rogata Soares Del Gaudiopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5123637349209211pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Doralice Barros Pereirapt_BR
dc.contributor.referee1Eliane de Souza Martins Freitaspt_BR
dc.contributor.referee2Valéria de Oliveira Roque Ascençãopt_BR
dc.creatorBruna Torres Batistapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8974621274198075pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-09T20:03:41Z-
dc.date.available2024-07-09T20:03:41Z-
dc.date.issued2019-08-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/69923-
dc.description.abstractThis study aims to understand the discursive construction of the discipline Geography of Brazil at the Faculty of Philosophy of Minas Gerais. The idea was to research about the principles that governed the foundations of this discipline in Minas Gerais and Brazil, inscribing in a healthier way the participation of the Minas Gerais Geography course in the History of Brazilian Geographic Thought. We try to understand how this discipline organized and built its discourse about Brazil, how this country was viewed from Minas Gerais. To achieve these goals we worked with Discourse Analysis in the meeting of three theorists: Foucault, Bakhtin and Pêcheux. Discourse Analysis provided us with the theory and methodology needed to investigate the discursive construction of the discipline, as well as orienting the most forceful study of geographical discourses in their elaboration and circulation. The analysis allowed us to see how the discipline Geography of Brazil became a possible utterance and which enunciative contexts guided the formulation about the discourse about Brazil. This discipline emerged in a context that strived to renew the methodology and theory of geography making it more scientific. At the same time, it was in the twentieth century the result of curricular reforms implemented by the Brazilian government. The consensus was that geography was one of the instruments for the consolidation of patriotic sentiment in the country. It arises first in school knowledge and only then be institutionalized in the Academy. But, this was not an obvious move. At the Federal College of Minas Gerais it was organized according to what was understood by the method of geographical possibilism and had a very strong dialogue with the Brazilian state organizing and designing this country according to the ideology of progress. Its main objective was to enunciate Brazil as a country of possibilities and future. In addition, there was an intense need to legitimize geographical knowledge as a scientific discipline and necessary for the Brazilian nation.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo compreender a construção discursiva da disciplina Geografia do Brasil na Faculdade de Filosofia de Minas Gerais. A ideia foi pesquisar acerca dos princípios discursivos que regeram os fundamentos desta disciplina em solo mineiro inscrevendo de forma mais salutar a participação do curso de geografia de Belo Horizonte na História do Pensamento Geográfico brasileiro. Intentamos compreender como esta disciplina organizou e construiu seu discurso sobre o Brasil, como este país era visto a partir de Minas Gerais. Para alcançar tais objetivos trabalhamos com a Análise do Discurso traçando um encontro entre três teóricos: Foucault, Bakhtin e Pêcheux. A Análise do Discurso nos proporcionou a teoria e a metodologia necessária para investigar a construção discursiva da disciplina assim como orientou o estudo mais contundente acerca dos discursos geográficos em sua elaboração e circulação. A análise nos permitiu ver como a disciplina Geografia do Brasil se tornou um enunciado possível e quais os contextos enunciativos que orientaram a formulação acerca do discurso sobre o país em questão. Esta disciplina surge em um contexto que primava por renovar a metodologia e a teoria da geografia tornando-a mais científica ou de acordo com um novo modelo de cientificidade. Ao mesmo tempo, ela foi no século XX fruto das reformas curriculares implementadas pelo governo brasileiro. Nesse momento ela era compreendida como um dos instrumentos para consolidar o sentimento patriótico no país evocando os elementos de seu território. Ela surge primeiro no saber escolar para somente depois ser institucionalizada na Academia. Mas, este não foi um movimento evidente. Na Faculdade Federal de Minas Gerais ela foi organizada de acordo com o que era compreendido pelo método do possibilismo geográfico e teve um diálogo muito forte com o Estado brasileiro organizando e concebendo este país em consonância com a ideologia do progresso. Seu principal objetivo era enunciar o Brasil como um país de possibilidades e de futuro. Além disso, havia uma intensa necessidade em legitimar o saber geográfico como uma disciplina científica necessária à nação brasileira. A mineiridade também foi um dos aspectos que constituíram a construção discursiva da disciplina no período abordado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectgeografia do Brasilpt_BR
dc.subjectgeografia do Brasilpt_BR
dc.subjectanálise do discursopt_BR
dc.subjectanálise do discursopt_BR
dc.subjectgeografia em Minas Geraispt_BR
dc.subjectgeografia em Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherGeografia – Estudo e ensino – Brasilpt_BR
dc.subject.otherGeografia – Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.titleGeografia do Brasil: uma questão de discursopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Ver. Biblioteca_Final.docx.pdf2.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.