Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70218
Type: Tese
Title: A representação da natureza selvagem no cinema: Jacques Cousteau, Adrian Cowell e Werner Herzog
Other Titles: The representation of wild nature in cinema: Jacques Cousteau, Adrian Cowell e Werner Herzog
Authors: Filipe Freitas Chaves
First Advisor: Luiz Roberto Pinto Nazario
First Referee: Leonardo Álvares Vidigal
Second Referee: Evandro José Lemos da Cunha
Third Referee: Sérgio Henrique Carvalho Vilaça
metadata.dc.contributor.referee4: Elisabeth Kimie Kitamura
Abstract: Desde a Pré-História, o ser humano faz imagens representando o mundo natural ao seu redor. Da arte paleolítica, passando pela pintura moderna e pela fotografia, até chegarmos ao cinema, diferentes povos tentaram representar a natureza conforme as ideias que tiveram dela numa determinada época. O conceito de natureza é plural e condicionado ao período e local de onde se pronuncia; baseio-me no conceito formulado pelo Ocidente, que impôs suas ideias à maioria dos povos que colonizou. Os filmes de vida selvagem e história natural cresceram em popularidade e se tornaram uma importante fonte de informação científica e de entretenimento, sobretudo para uma sociedade leiga em questões relacionadas ao mundo natural. No entanto, podemos perceber que, em termos estéticos/narrativos, muitos desses filmes documentários foram ignorados por críticos e estudiosos do cinema e da televisão. Partindo dessa constatação, o objetivo da pesquisa é analisar especificamente a linguagem cinematográfica e televisiva e investigar como evoluíram os diversos discursos narrativos e estéticos de filmes e séries de TV sobre a natureza selvagem a partir do surgimento das primeiras produções do gênero, no fim do século XIX, até os dias atuais. Será destacado o trabalho de três diretores que influenciaram (e ainda influenciam) diversos realizadores: Jacques-Yves Cousteau, Adrian Cowell e Werner Herzog, cada qual com seu modo peculiar de representar a natureza selvagem.
Abstract: Since prehistoric times, humans have made images representing the natural world around them. From Paleolithic art, through modern painting and photography to cinema, different people have tried to represent nature according to the ideas they had of it at a given time. The concept of nature is plural and conditioned by the period and place from which it is expressed; I am based on the concept formulated by the West, which imposed its ideas on the majority of the people it colonized. Wildlife and natural history films have grown in popularity and have become an important source of scientific information and entertainment, particularly for a society that is uneducated in matters relating to the natural world. However, we can see that, in aesthetic/narrative terms, many of these documentary films were ignored by critics and film and television scholars. Based on this finding, the objective of the research is to specifically analyze cinematographic and television language and investigate how the different narrative and aesthetic discourses of films and TV series about wild nature evolved from the emergence of the first productions of the genre at the end of the century XIX, to the present day. The work of three directors who influenced (and still influence) several directors will be highlighted: Jacques-Yves Cousteau, Adrian Cowell and Werner Herzog, each with their own peculiar way of representing wild nature.
Subject: Cousteau, Jacques Yves
Cowell, Adrian, 1934-
Herzog, Werner, 1942-
Documentário (Cinema)
Natureza
Cinema - Linguagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/70218
Issue Date: 30-Nov-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Final_Filipe Freitas Chaves.pdfTese apresentada ao Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial à obtenção do título de Doutor em Artes. Área de concentração: Cinema. Título: A representação da natureza selvagem no cinema: Jacques Cousteau, Adrian Cowell & Werner Herzog15.69 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons