Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70251
Type: Tese
Title: De volta ao ponto de partida: o tempo cíclico em narrativas complexas nos filmes de ficção
Authors: Mauro Nascimento Clemente
First Advisor: Luiz Roberto Pinto Nazario
First Referee: Ana Lúcia Menezes de Andrade
Second Referee: Soraia Nogueira Garabini
Third Referee: Leonardo Álvares Vidigal
metadata.dc.contributor.referee4: Juan Francisco Celín Robalino
Abstract: Esta pesquisa busca compreender a relação entre os conceitos de “tempo” na construção das narrativas complexas dos filmes Feitiço do tempo (Groundhog day, 1993), de Harold Ramis; Corra, Lola, corra (Lolla rennt, 1998), de Tom Tykwer; e Crimes temporais (Los cronocrímenes, 2007), de Nacho Vigalondo; e como estes se utilizaram de um modelo de tempo sintético alternativo, o time loop. Para tal, realiza uma análise fílmica destas obras, utilizando a “Teoria da Narração”, de David Bordwell, em sua obra Narration in the fiction film (1985), como instrumento metodológico. Procura-se refletir sobre a relação do tempo e suas possibilidades com as práticas de uma produção audiovisual, tendo ainda como base o aporte teórico de autores como Jacques Aumont, Marcel Martin, Belá Balázs, Andrei Tarkovski, Sergei Eisenstein, Gilles Deleuze, Allan Cameron, Robert Stam, entre outros. Observa-se que estes três filmes, além de qualificarem-se como narrativas complexas, também utilizam um modelo de tempo cíclico na montagem, que determina a narração circular ao voltar ao mesmo momento emblemático da história. Este momento revela-se uma espécie de encruzilhada, em que as personagens principais tentam solucionar os problemas propostos pelas tramas. Ao voltar a este ponto de retorno, os protagonistas podem, então, experimentar diferentes soluções, e a cada ação distinta um novo final possível é gerado.
Abstract: This research seeks to understand the relation between the concepts of "time" in the construction of the complex narratives of the films Groundhog day (1993), by Harold Ramis; Run, Lola, run" (Lolla rennt, 1998), by Tom Tykwer; and Timecrimes (Los cronocrímenes, 2007), by Nacho Vigalondo; and how they used an alternative synthetic time model, the time loop. To this end, it will carry out a film analysis of these films, using the “Theory of narration”, by David Bordwell, in his work Narration in the fiction film (1985), as a methodological tool. It seeks to reflect on the relation of time and its possibilities with the practices of an audiovisual production, based on the theoretical contribution of authors such as Jacques Aumont, Marcel Martin, Belá Balázs, Andrei Tarkovski, Sergei Eisenstein, Gilles Deleuze, Allan Cameron, Robert Stam, among others. It is observed that these three films, in addition to qualifying themselves as complex narratives, also used a cyclical time model in the editing, which determines the circular narration when returning to the same emblematic moment of the story. This moment will be a kind of crossroads, in which the main characters will try to solve the problems posed by the plots. Back to this point of return, the protagonists can, then, experiment with different solutions, and, with each different action, a new possible ending will be generated.
Subject: Tempo no cinema
Percepção temporal
Filmes de ficção científica
Cinema - Produção e direção
Cinema
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/70251
Issue Date: 29-Feb-2024
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Mauro N. Clemente repositorio UFMG.pdf12.71 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons