Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/70253
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise textual pormenorizada da lei brasileira de inclusão: perspectivas e avanços em relação aos direitos das pessoas com deficiência
Título(s) alternativo(s): Detailed textual analysis of the brazilian inclusion law: perspectives and advances in relation to the rights of people with disabilities
Análisis textual pormenorizado de la ley brasileña de inclusión: perspectivas y avances en relación a los derechos de las personas con discapacidad
Autor(es): Luiz Renato Martins da Rocha
Jáima Pinheiro de Oliveira
Resumen: Este artigo teve como objetivo efetuar uma análise textual pormenorizada da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), com vistas a identificar perspectivas e avanços em relação aos direitos das pessoas com deficiência. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou um delineamento descritivo, cuja análise se deu por meio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ®). Identificou-se que a LBI é de suma importância para a construção de uma vida independente das pessoas com deficiência e foi estruturada de modo a trazer garantias de direitos, que, por anos, foram tidos como “favores” e/ou assistencialismo. Ela traz não só direitos sociais básicos, mas também civis e políticos, estimulando a retirada desses sujeitos da condição de extrema dependência que, em muitos casos, foram tratadas como incapazes.
Abstract: This paper aimed to carry out a detailed textual analysis of the Brazilian Inclusion Law (known in Brazil by the anacronym LBI), with a view to identifying perspectives and advances in relation to the rights of people with disabilities. The research, with a qualitative approach, used a descriptive design, whose analysis was carried out using the software Interface de R pour les Analyzes Multidimensionnelles by Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ®). It was identified that the LBI is of paramount importance for the construction of an independent life for people with disabilities and was structured in order to bring guarantees of rights, which, for years, were considered “favors” and/or assistance. It brings not only basic social rights, but also civil and political rights, removing these people from the condition of extreme dependence that, in many cases, were treated as incapable.
Asunto: Pessoa com deficiência
Educação inclusiva
Educação especial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19961.048
URI: http://hdl.handle.net/1843/70253
Fecha del documento: 6-abr-2022
metadata.dc.url.externa: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19961
metadata.dc.relation.ispartof: Práxis Educativa
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Análise textual pormenorizada da Lei Brasileira de Inclusão.pdf401.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.