Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/70353
Tipo: Dissertação
Título: De herói épico a herói trágico: uma análise da prática docente em cursinho popular
Autor(es): Welber de Barros Pinheiro
Primeiro Orientador: Marcelo Ricardo Pereira
Primeiro membro da banca : Rinaldo Voltolini
Segundo membro da banca: Margareth Diniz
Terceiro membro da banca: Liberia Rodrigues Neves
Resumo: O presente trabalho é consequência de uma pesquisa-intervenção que teve como objetivo geral investigar o que quer um professor de cursinho popular, mediante certa precariedade do trabalho docente, que poderia favorecer alguma possível desimplicação subjetiva. Provocados por inquietações e reflexões surgidas de um trabalho prévio de intervenção, assim como pela representatividade política e pedagógica dos cursinhos populares, almejamos, através da oferta da palavra, que o professor discorresse livremente sobre a sua prática como docente no cursinho popular. Organizamos nosso trabalho em três etapas: na primeira etapa, realizamos um levantamento bibliográfico e análise dos dados, aprofundando-nos na história, conceitos, objetivos, formação docente, experiências e desafios de cursinhos populares. Pesquisamos também as contribuições da psicanálise acerca da prática e formação de professores. Na segunda etapa, conduzimos entrevistas clínicas com 22 professores, representando nossa amostra, a fim de proporcionar-lhes espaço para discorrer livremente sobre suas experiências como docentes nos cursinhos populares. Por fim, criamos categorias clínicas, derivadas das entrevistas, com o intuito de embasar a análise das entrevistas. Nossa revisão de literatura e fundamentação teórica foram embasadas em dois eixos de sustentação teórica e reflexiva. O primeiro eixo concentrou-se na exploração do campo dos cursinhos populares, investigando sua história, desafios e contradições. No segundo eixo, trabalhamos as contribuições da psicanálise na formação docente, destacando sua relevância nesse contexto. Apresentamos três lacunas fundamentais para este trabalho: a possibilidade de os cursinhos populares incorrerem na exclusão que desejam combater, a evasão como uma resposta sintomática ao imperativo de inclusão e a identificação do professor com o aluno e com a educação popular. Constatamos como uma formação de professores psicanaliticamente orientada, além de discussões sobre o caráter excludente e estrutural de todo e qualquer projeto de inclusão, poderia contribuir para o fortalecimento do campo dos cursinhos populares.
Abstract: This paper is the outcome of a research-intervention that aimed to investigate what a teacher in a popular supplementary education course desire, given the precarious nature of teaching work, which could favor a possible subjective disimplication. Motivated by concerns and reflections arising from a previous intervention work, as well as the political and pedagogical significance of popular supplementary education courses, we sought, through offering a platform for expression, to enable teachers to freely discuss their experiences as educators in these courses. We structured our work in three stages: in the first stage, we conducted a literature review and data analysis, delving into the history, concepts, objectives, teacher training, experiences, and challenges of popular supplementary education courses. We also explored the contributions of psychoanalysis to the practice and training of teachers. In the second stage, we conducted clinical interviews with 22 teachers, representing our sample, to provide them with a space to freely discuss their experiences as educators in popular supplementary education courses. Finally, we developed clinical categories, derived from the interviews, to support the analysis of the interviews. Our literature review and theoretical foundation were based on two main theoretical and reflective axes. The first axis focused on exploring the field of popular supplementary education courses, investigating their history, challenges, and contradictions. In the second axis, we examined the contributions of psychoanalysis in teacher training, emphasizing its relevance in this context. We identified three fundamental gaps in this work: the possibility that popular supplementary education courses may inadvertently perpetuate the exclusion they aim to combat, student dropout as a symptomatic response to the imperative of inclusion, and the teacher's identification with both the student and the ideals of popular education. We observed how a teacher training program oriented toward psychoanalysis, in addition to discussions on the inherently exclusionary nature of any inclusion project, could contribute to strengthening the field of popular supplementary education courses.
Assunto: Educação
Professores - Formação
Exame vestibular
Ensino superior - Brasil
Psicanálise
Inclusão em educação
Prática de ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/70353
Data do documento: 11-Out-2023
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