Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/70393
Tipo: | Tese |
Título: | Sempre-viva: a coreodemocracia na universidade |
Autor(es): | Carolina Lage Gualberto |
Primeiro Orientador: | Mônica Medeiros Ribeiro |
Primeiro membro da banca : | Ana Clara Lima Buratto Silva |
Segundo membro da banca: | Lenira Peral Rengel |
Terceiro membro da banca: | Gabriela Córdova Christófaro |
Quarto membro da banca: | Arnaldo Leite de Alvarenga |
Resumo: | Esta pesquisa discute as maneiras pelas quais as ações de dança dos servidores técnicos coreógrafos contribuem para a manutenção e mobilização da democracia na universidade. Sua delimitação se dá no contexto das universidades públicas federais brasileiras, nas instituições onde há a presença de técnicos coreógrafos. A necessidade deste estudo surgiu dos desafios enfrentados pelas universidades públicas devido à mercantilização da Educação e das inquietações da autora durante sua trajetória como técnica coreógrafa nessa universidade em crise. Assim, a partir do cruzamento entre ideias de André Lepecki (2010; 2012; 2016; 2017), Boaventura de Sousa Santos (1989; 2004; 2010; 2020; 2021), Cássio Hissa (2005; 2006; 2011; 2017), Paulo Freire (1977; 2005; 2020), outros estudiosos das áreas da educação e da dança e as informações e dados levantados em entrevistas com os técnicos coreógrafos, observou-se a ressonância de importantes questões cuja recorrência apontou para uma atuação coreopolítica destes servidores. Tal atuação fundamentou a ideia de coreodemocracia materializada por meio das dimensões da autonomia, da legitimidade, da igualdade e da reciprocidade. |
Abstract: | This research discusses the ways in which the dance actions of the choreographer as a public employee contribute to the maintenance and mobilization of democracy within the university. Its delimitation is set within the context of Brazilian Federal public universities, specifically, the institutions where technical choreographers are present. The need for this study arose from the challenges faced by public universities due to the commodification of Education and the author's concerns during her trajectory as a technical choreographer at an institution facing so many crises ⎯ Federal universities in Brazil. Thus, through the intersection of ideas from André Lepecki (2010; 2012; 2016; 2017), Boaventura de Sousa Santos (1989; 2004; 2010; 2020; 2021), Cássio Hissa (2005; 2006; 2011; 2017), Paulo Freire (1977; 2005; 2020), other scholars from the fields of Education and Dance, and the information and data gathered in interviews with technical choreographers, resonance of important issues was observed whose recurrence pointed to a choreopolitical performance by these public employees. Such performance grounded the idea of choreodemocracy materialized through the dimensions of autonomy, legitimacy, equality, and reciprocity. |
Assunto: | Coreógrafos Universidades e faculdades públicas - Brasil - Servidores públicos Dança - Aspectos sociais Arte e educação Autodeterminação (Educação) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/70393 |
Data do documento: | 15-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Carolina Lage Gualberto EBA.pdf | 6.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons