Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/70396
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Museus virtuais e cibermuseus como estratégia de inserção das artes visuais no cotidiano escolar |
Título(s) alternativo(s): | Virtual museums and cyber museums as a strategy for the insertion of visual arts in in everyday school life |
Autor(es): | Ianá Costa de Andrade |
primer Tutor: | Diego Ted Rodrigues Bogea |
primer miembro del tribunal : | Luana Carla Martins Campos Akinruli |
Resumen: | O presente artigo pretende refletir sobre as diversas funções da arte na nossa sociedade, problematizando o fato de que o desenvolvimento da sociedade em termos de relações humanas, respeito e igualdade social e econômica não acompanhou o desenvolvimento científico e tecnológico. Pretende-se mostrar, à luz da Teoria Crítica, especialmente com relação à indústria cultural, teorizada por Adorno, aspectos que impedem a arte de realizar seu potencial revolucionário e transformador. A respeito das instituições escolares, tendo como foco as escolas públicas municipais da cidade de Belo Horizonte, pondera-se sobre a convivência paradoxal de aspectos reprodutores e emancipadores em sua organização e currículo. Intenta-se mostrar ainda como o recurso das visitas aos cibermuseus e museus virtuais, ainda que em alguns aspectos reforcem visões hegemônicas, são, acima de tudo, instrumentos que podem contribuir para a formação e emancipação dos estudantes. |
Abstract: | The present article intends to reflect about the multiple functions of art in our society, discussing the fact that society's development in terms of relationships, respect and social and economic equality has not followed the scientific and technological development. It intends to depict, according to Critic Theory, particularly about the matter of Cultural Industry, theorized by Adorno, aspects that block the realization of art's revolutionary and transformative potential. With regard to school institutions, focusing on Belo Horizonte municipal public schools, it considers the paradoxical interaction of reproductive and emancipating aspects in its organization and curriculum. Also, it intends to present how the resource of cyber museums and virtual museums visitations, although they enhance hegemonic points of view in some aspects, are, above all, tools that may contribute to students' knowledge and emancipation. |
Asunto: | Artes - Estudo e ensino Museus virtuais Museus - Aspectos educacionais Arte e educação Arte e sociedade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Tipo de acceso: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/70396 |
Fecha del documento: | 11-jul-2023 |
Término del Embargo: | 11-jul-2025 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
museus.virtuais.e.cibermuseus.como.estrategia.de.insercao.das.artes.visuais.no.cotidiano.escolar.pdf ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2025-07-11 | 476.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar una copia |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.