Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/70396
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Museus virtuais e cibermuseus como estratégia de inserção das artes visuais no cotidiano escolar
Título(s) alternativo(s): Virtual museums and cyber museums as a strategy for the insertion of visual arts in in everyday school life
Autor(es): Ianá Costa de Andrade
Primeiro Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea
Primeiro membro da banca : Luana Carla Martins Campos Akinruli
Resumo: O presente artigo pretende refletir sobre as diversas funções da arte na nossa sociedade, problematizando o fato de que o desenvolvimento da sociedade em termos de relações humanas, respeito e igualdade social e econômica não acompanhou o desenvolvimento científico e tecnológico. Pretende-se mostrar, à luz da Teoria Crítica, especialmente com relação à indústria cultural, teorizada por Adorno, aspectos que impedem a arte de realizar seu potencial revolucionário e transformador. A respeito das instituições escolares, tendo como foco as escolas públicas municipais da cidade de Belo Horizonte, pondera-se sobre a convivência paradoxal de aspectos reprodutores e emancipadores em sua organização e currículo. Intenta-se mostrar ainda como o recurso das visitas aos cibermuseus e museus virtuais, ainda que em alguns aspectos reforcem visões hegemônicas, são, acima de tudo, instrumentos que podem contribuir para a formação e emancipação dos estudantes.
Abstract: The present article intends to reflect about the multiple functions of art in our society, discussing the fact that society's development in terms of relationships, respect and social and economic equality has not followed the scientific and technological development. It intends to depict, according to Critic Theory, particularly about the matter of Cultural Industry, theorized by Adorno, aspects that block the realization of art's revolutionary and transformative potential. With regard to school institutions, focusing on Belo Horizonte municipal public schools, it considers the paradoxical interaction of reproductive and emancipating aspects in its organization and curriculum. Also, it intends to present how the resource of cyber museums and virtual museums visitations, although they enhance hegemonic points of view in some aspects, are, above all, tools that may contribute to students' knowledge and emancipation.
Assunto: Artes - Estudo e ensino
Museus virtuais
Museus - Aspectos educacionais
Arte e educação
Arte e sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/70396
Data do documento: 11-Jul-2023
Término do Embargo: 11-Jul-2025
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
museus.virtuais.e.cibermuseus.como.estrategia.de.insercao.das.artes.visuais.no.cotidiano.escolar.pdf
  Até 2025-07-11
476.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.