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http://hdl.handle.net/1843/70399
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Entrelaçando palavras e vivências: uma análise de Via Ápia de Geovani Martins à Luz da Escrevivência de Conceição Evaristo |
Authors: | Ana Paula da Silva Menezes |
First Advisor: | Luiza Santana Chaves Miconi Ferreira |
First Referee: | Eulalio Marques Borges |
Second Referee: | Eliene de Souza Paulino |
Abstract: | A literatura é um objeto de estudo muito rico e vivo. A literatura, o modo de escrever e as histórias que nessa escrita são contadas são frutos das mudanças sociais que ocorreram pouco a pouco dentro da sociedade. Assim, a literatura vai ganhando novas nuances, novas vozes, novos territórios e novas vivências para compartilhar e para ampliar olhares e vozes marginalizadas e silenciadas pela sociedade. Este estudo, ancorado nos Estudos Literários, parte de uma metodologia qualitativa amparada em pesquisa bibliográfica e descritiva para analisar a obra Via Ápia, do escritor Geovani Martins, a fim de explorá-la sob a ótica da escrevivência de Conceição Evaristo. A hipótese levantada neste estudo é de que escritas periféricas-marginais estão ancoradas na escrita de vivências e de experiências permeadas pela violência, por ausências e pela marginalização, contudo, são narrativas de esperança e de agenciamento que buscam confrontar as narrativas coloniais dominantes em um processo de autoafirmação e reconhecimento de identidades pós-coloniais. Neste sentido, objetivo geral é analisar a obra Via Ápia (2022) sob a perspectiva da Escrevivência, termo cunhado por Conceição Evaristo uma vez que sua escrita é permeada constantemente por suas vivências e pela realidade que assola seu entorno e de seus companheiros de jornada. E como objetivos específicos se tem a) Situar a obra de Geovani Martins dentro da perspectiva da escrevivência, tendo em vista o fio condutor racializado e marginalizado do escritor e da narrativa. b) Ressaltar a relevância social do estudo e da apreciação de narrativas dissidentes e de sua importância para a história dos estudos literários. c) Investigar como o livro retrata o cotidiano dos moradores da comunidade marginalizada abordando as questões sociais, políticas e econômicas abordadas na obra, bem como a representação das identidades culturais e das experiências de vida dessas comunidades. |
Subject: | Língua portuguesa – Estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/70399 |
Issue Date: | 17-Jun-2024 |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa / Ensino e Gramática |
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