Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/70407
Tipo: Dissertação
Título: O discurso misógino e machista em letras de músicas sertanejas
Autor(es): Vivianne Freire Valladão
primer Tutor: Glaucia Muniz Proença Lara
primer miembro del tribunal : Leonardo Antonio Soares
Segundo miembro del tribunal: Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Resumen: Neste trabalho, buscamos analisar, à luz da Semiótica Discursiva (Francesa ou Greimasiana), tomada aqui como uma das vertentes da análise do discurso (em sentido amplo), seis letras de músicas sertanejas atuais, escolhidas, entre tantas outras, por fazerem referência à mulher. Nosso objetivo é, pois, analisar a figura feminina em tais letras, a fim de apreender o discurso que nelas se materializa. Partimos da hipótese de que elas reproduzem, em grande medida, elementos preconceituosos que orbitam em torno de um discurso misógino e machista. Como categorias de análise, utilizamos, principalmente, aquelas que integram o nível discursivo do percurso gerativo de sentido, quais sejam: as projeções da enunciação no enunciado, as relações (argumentativas) que se instauram entre enunciador e enunciatário e os temas e as figuras. Para isso, mobilizamos autores como Fiorin (1989, 2003, 2007, 2014), Lara (2012), Tocaia (2020) e Amossy (2011, 2020), além de, a título de contextualização, pesquisadores que abordam historicamente a figura da mulher na sociedade, como Algranti (1993), Del Priore (1993), Galetti (2013) Sena e Gomes (2013), Yalom (2002) e Vinhas (2021) e os que examinam a trajetória da música sertaneja no Brasil, como Rodrigues; Barbosa e Laignier (2012) e Zan (2001). Os resultados da análise comprovam a hipótese levantada: de fato, há forte presença da ideologia patriarcal nas letras do corpus, mostrando que essa ideologia – apesar de inegáveis avanços da mulher na contemporaneidade – ainda se manifesta em nossa sociedade, materializando-se no referido discurso misógino e machista, que é, porém, “naturalizado”, “banalizado”, permitindo que tais músicas sejam divulgadas e façam muito sucesso.
Abstract: In this study, we aimed to analyze, in the light of Discursive Semiotics (also known as French or Greimasian Semiotics), understood here as a part of Discourse Analysis (in a broad sense), six lyrics of contemporary Brazilian country songs, which were chosen, among many others, due to the reference made to women. Therefore, our goal is to analyze the female figure in those lyrics, so as to apprehend the discourse materialized in them. Our hypothesis is that these songs generally reproduce prejudice against women, which reinforces a misogynist and sexist discourse. As analytical categories, we made use of those that integrate the discursive level of the generative process of meaning, which are: the enunciative projections in the utterance; the (argumentative) relations between enunciator and enunciatee; themes and figures. In order to do so, we mobilized authors such as Fiorin (1989, 2003, 2007, 2014), Lara (2012), Tocaia (2020) and Amossy (2011, 2020). In addition, so as to study the context, we used researchers who historically examine the female figure in society, such as Algranti (1993), Del Priore (1993), Galetti (2013) Sena and Gomes (2013), Yalom (2002) and Vinhas (2021) and also those who deal with the trajectory of the Brazilian country music, such as Rodrigues; Barbosa and Laignier (2012) and Zan (2001). The analysis results confirm our hypothesis: in fact, there is a strong presence of patriarchal ideology in the lyrics that compose the corpus. This ideology – although undeniable progress of women in the contemporary world – still manifests itself in our society, being materialized in the aforementioned misogynist and sexist discourse, which is, however, <naturalized=, <banalized=, allowing such songs to be disseminated and become very successful.
Asunto: Análise do discurso
Machismo
Semiótica
Música sertaneja
Misoginia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/70407
Fecha del documento: 23-abr-2024
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
O discurso misógino e machista em letras de músicas sertanejas.pdf698.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.