Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70407
Type: Dissertação
Title: O discurso misógino e machista em letras de músicas sertanejas
Authors: Vivianne Freire Valladão
First Advisor: Glaucia Muniz Proença Lara
First Referee: Leonardo Antonio Soares
Second Referee: Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Abstract: Neste trabalho, buscamos analisar, à luz da Semiótica Discursiva (Francesa ou Greimasiana), tomada aqui como uma das vertentes da análise do discurso (em sentido amplo), seis letras de músicas sertanejas atuais, escolhidas, entre tantas outras, por fazerem referência à mulher. Nosso objetivo é, pois, analisar a figura feminina em tais letras, a fim de apreender o discurso que nelas se materializa. Partimos da hipótese de que elas reproduzem, em grande medida, elementos preconceituosos que orbitam em torno de um discurso misógino e machista. Como categorias de análise, utilizamos, principalmente, aquelas que integram o nível discursivo do percurso gerativo de sentido, quais sejam: as projeções da enunciação no enunciado, as relações (argumentativas) que se instauram entre enunciador e enunciatário e os temas e as figuras. Para isso, mobilizamos autores como Fiorin (1989, 2003, 2007, 2014), Lara (2012), Tocaia (2020) e Amossy (2011, 2020), além de, a título de contextualização, pesquisadores que abordam historicamente a figura da mulher na sociedade, como Algranti (1993), Del Priore (1993), Galetti (2013) Sena e Gomes (2013), Yalom (2002) e Vinhas (2021) e os que examinam a trajetória da música sertaneja no Brasil, como Rodrigues; Barbosa e Laignier (2012) e Zan (2001). Os resultados da análise comprovam a hipótese levantada: de fato, há forte presença da ideologia patriarcal nas letras do corpus, mostrando que essa ideologia – apesar de inegáveis avanços da mulher na contemporaneidade – ainda se manifesta em nossa sociedade, materializando-se no referido discurso misógino e machista, que é, porém, “naturalizado”, “banalizado”, permitindo que tais músicas sejam divulgadas e façam muito sucesso.
Abstract: In this study, we aimed to analyze, in the light of Discursive Semiotics (also known as French or Greimasian Semiotics), understood here as a part of Discourse Analysis (in a broad sense), six lyrics of contemporary Brazilian country songs, which were chosen, among many others, due to the reference made to women. Therefore, our goal is to analyze the female figure in those lyrics, so as to apprehend the discourse materialized in them. Our hypothesis is that these songs generally reproduce prejudice against women, which reinforces a misogynist and sexist discourse. As analytical categories, we made use of those that integrate the discursive level of the generative process of meaning, which are: the enunciative projections in the utterance; the (argumentative) relations between enunciator and enunciatee; themes and figures. In order to do so, we mobilized authors such as Fiorin (1989, 2003, 2007, 2014), Lara (2012), Tocaia (2020) and Amossy (2011, 2020). In addition, so as to study the context, we used researchers who historically examine the female figure in society, such as Algranti (1993), Del Priore (1993), Galetti (2013) Sena and Gomes (2013), Yalom (2002) and Vinhas (2021) and also those who deal with the trajectory of the Brazilian country music, such as Rodrigues; Barbosa and Laignier (2012) and Zan (2001). The analysis results confirm our hypothesis: in fact, there is a strong presence of patriarchal ideology in the lyrics that compose the corpus. This ideology – although undeniable progress of women in the contemporary world – still manifests itself in our society, being materialized in the aforementioned misogynist and sexist discourse, which is, however, <naturalized=, <banalized=, allowing such songs to be disseminated and become very successful.
Subject: Análise do discurso
Machismo
Semiótica
Música sertaneja
Misoginia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/70407
Issue Date: 23-Apr-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O discurso misógino e machista em letras de músicas sertanejas.pdf698.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.