Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/70585
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Por uma nova universidade?: interculturalidade e diversidade nas relações entre professores e alunos |
Título(s) alternativo(s): | Towards a new university? interculturality and diversityin teacher-student relationships ¿Hacia una nueva universidad? interculturalidad ydiversidad en las relaciones entre profesores y alumnos |
Autor(es): | Paula Aparecida Diniz Gomides Gilcinei Teodoro Carvalho |
Resumen: | Relacionamos os debates sobre a inserção de diferentes sujeitos sociais na educação superior e as políticas nacionais que visam a expansão de cursos e a abertura de novas vagas. Analisamos os dados divulgados pelo Censo da Educação Superior, a partir da perspectiva decolonial, buscando compreender quais diferentes perfis têm integrado a Educação Superior e como esses novos perfis podem nos ajudar a estabelecer espaços sociais interculturais. A pesquisa com o número gerado pelo Censo indica o aumento de pessoas com deficiência, pretos e pardos e pessoas com renda salarial baixa. Debatemos as categorias ‘inserção’ e ‘inclusão’, face ao avanço das taxas de evasão, indicando que as experiências interculturais possibilitam a interação dialógica entre diferentes indivíduos em um mesmo espaço social, questionando as diferenças e assimetrias sociais que legitimam alguns grupos e tornam outros subordinados. |
Abstract: | We relate the debates on the insertion of different social subjects in higher education and the national policies that aim to expand courses and open new openings. We analyze the data released by the Higher Education Census from a decolonial perspective, seeking to understand which different profile shave integrated Higher Education and how these new profiles can help us establish intercultural social spaces. The research is qualitative in nature and indicates the increase of people with disabilities, black and brown people, and people with low income at this level of education. We debate the categories of insertion and inclusion, given the increase in drop out rates, indicating that intercultural experiences enable the dialogical interaction between different individuals in the same social space, questioning the differences and social asymmetries that legitimize some groups and make others subordinate, thus constituting a new university. |
Asunto: | Ensino superior Diversidade Inclusão em educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.5216/revufg.v22.73928 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/70585 |
Fecha del documento: | 29-dic-2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/73928 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista UFG |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Por uma nova universidade Interculturalidade e diversidade (1).pdf | 2.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.