Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/70620
Tipo: Artigo de Periódico
Título: As trajetórias dos animadores de eventos infantis em Belém-PA
Título(s) alternativo(s): Trajectories of children's event animators in Belém-PA
Autor(es): Adrielson Acácio de Lima Barbosa
Cathia Alves
Hélder Ferreira Isayama
Resumen: Esse estudo teve como objetivo analisar os processos formativos vividos pelos/as animadores/as de eventos com ênfase em suas trajetórias e construção de saberes que foram mobilizados para sua formação profissional. Foram entrevistados/as quinze profissionais que atuam no âmbito do lazer, sendo sete mulheres e oito homens. Identificamos que os animadores mobilizam saberes para a prática profissional relacionados tanto ao domínio de conteúdos e atividades quanto à postura pessoal e profissional necessária para prática de animação. Os contextos em que esses saberes foram construídos são variados e contemplam as vivências lúdicas na infância, o contato com práticas culturais, como o esporte, a dança e o teatro, além das experiências laborais e dos momentos de lazer dos sujeitos. Entre as instituições que influenciaram esse percurso formativo, estão os estabelecimentos de ensino, a igreja e escolas de arte.
Abstract: This study aims to analyze the training processes experienced by the event animators with an emphasis on their trajectories and construction of knowledge that were mobilized for their professional training. Fifteen professionals who work in the field of leisure were interviewed, seven women and eight men. We identified that animators mobilize knowledge for professional practice and are linked both to the domain of content and activities and to the personal and professional attitude necessary for the practice of animation. The contexts in which this knowledge was built are varied and include playful experiences in childhood, contact with cultural practices such as sports, dance and theater, in addition to the subjects' work experiences and leisure time. Among the institutions that influenced this formative path are educational establishments, the church and art schools.
Asunto: Lazer
Formação profissional
Cultura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.5007/2175-8042.2022.e83984
URI: http://hdl.handle.net/1843/70620
Fecha del documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/83984/48651
metadata.dc.relation.ispartof: Motrivivência
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Trajetórias de animadores de eventos infantis em Belém-PA.pdf232.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.