Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70875
Type: Artigo de Periódico
Title: Do voyeurismo virtual à aprendizagem social: efeitos da visualização de fotografias de viagens no comportamento dos usuários de redes sociais
Other Titles: From virtual voyeurism to social learning: effects of travel photo viewing on the behavior of social network users
Authors: Danielle Fernandes Costa Machado
Mirna de Lima Medeiros
Braulio Figueiredo Alves da Silva
Abstract: Fundamentando-se na Teoria da Aprendizagem Social, este trabalho, de caráter exploratório e qualitativo, teve como objetivo identificar os fatores associados à visualização de fotografias de viagem nas redes sociais que podem afetar as crenças e comportamentos dos usuários sobre o destino e suas práticas turísticas. O estudo permitiu constatar que as fotografias, além de influenciar o processo de formação da imagem de destinos, geram conteúdo informacional que permite que os usuários possam aprender, por via da modelação, o comportamento observado, ensejando novas atividades turísticas e desejos de viagem. Foi possível identificar que as seguintes variáveis exercem influência sobre esse processo de aprendizagem, incluindo: 1) força dos laços e identificação entre os pares (emissor e receptor da mensagem visual), 2) grau de novidade que a imagem apresenta para o observador das fotos, 3) percepção de auto eficácia para adoção do comportamento observado e, 4) tipo de conteúdo representado.
Abstract: Basing on Social Learning Theory, this qualitative and exploratory work aimed to identify factors associated with viewing of travel photos on social networks that may affect the beliefs and behaviors of users in relation to the destination and its tourist practices. Results indicated that the photographs, as well as influence the process of forming the image of destinations, create informational content that facilitates the learning of users, through modeling. This process stimulates the reproduction of the behavior observed and influences travel desires and the intention to adopt new tourist activities. It was possible to identify the following variables influence on this learning process, including: 1) the strength of ties and identification between pairs (transmitter and receiver of visual message), 2) degree of novelty that the image presents to the observer photos 3) perception of self-efficacy for adoption of the observed behavior and 4) type of content represented.
Subject: Aprendizagem social
Redes sociais on-line
Fotografia de viagens
Experiência
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.9993
URI: http://hdl.handle.net/1843/70875
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/9993
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Turismo & Desenvolvimento
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