Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/70878
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Gestão na escola integrada: entre as novas demandas e as propostas de formação
Título(s) alternativo(s): Management in the integrated school: between new demands and training proposals
Autor(es): Ana Maria Alves Saraiva
Resumen: Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com gestores de escolas que implementaram programas de ampliação da jornada escolar na etapa do Ensino Fundamental. Como objetivo, buscou-se analisar a relação entre as novas demandas que se apresentam para a gestão nesses contextos e as propostas de formação continuada ofertadas pelos sistemas de ensino para os gestores escolares. No percurso metodológico foi realizado um estudo bibliográfico e documental e, posteriormente, realizou-se entrevistas e observação etnográfica nas escolas da pesquisa. Parte-se da perspectiva de que dois movimentos importantes são observados na educação brasileira nessas últimas décadas, a adoção de um modelo gerencialista em sua gestão e a definição da escola como espaço de promoção das políticas de enfrentamento à pobreza. Nesse sentido, novas e complexas demandas são apresentadas para a gestão da escola, que passa a ser o foco das ações de implementação desta nova agenda. As conclusões apontam para cenários em que o foco do trabalho e da formação do gestor escolar se assentam, na planificação estratégica para o alcance de metas definidas externamente, na gestão financeira e de pessoal assumindo um papel central no trabalho na escola e no distanciamento da perspectiva da gestão democrática.
Abstract: This article presents results of a research carried out with school managers who implemented programs to expand the school day in the elementary school stage. The objective was to analyze the relationship between the new demands that are presented for management in these contexts and the proposals for continuing education offered by the education systems for school managers. In the methodological path, a bibliographic and documentary study was carried out and, subsequently, interviews and ethnographic observation were carried out in the research schools. It starts from the perspective that two important movements have been observed in Brazilian education in the last few decades, the adoption of a managerialist model in its management and the definition of the school as a space to promote policies to combat poverty. In this sense, new and complex demands are presented for the school management, which becomes the focus of actions to implement this new agenda. The conclusions point to scenarios in which the focus of the school manager's work and training are based on strategic planning to achieve externally defined goals, on financial and personnel management assuming a central role in school work and distance from the perspective democratic management.
Asunto: Escolas -- Gestão democrática
Escolas de tempo integral
Gestão escolar -- Brasil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.55784
URI: http://hdl.handle.net/1843/70878
Fecha del documento: 29-ago-2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/55784
metadata.dc.relation.ispartof: Acta Scientiarum. Education
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Gestão na Escola Integrada entre as novas demandas e as propostas de formação.pdf230.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.