Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/70955
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Trajetórias formativas com pesquisas em gênero e sexualidade na educação
Título(s) alternativo(s): Formative trajectories with research on gender and sexuality in education
Autor(es): Alexandre Gomes Soares
Marlucy Alves Paraíso
Resumen: A entrevista realizada com a docente e pesquisadora teve como objetivo compreender suas trajetórias formativas com pesquisas em gênero e sexualidade no campo educacional e da saúde. Buscou oferecer elementos para problematizar os marcadores de gênero e de sexualidade e sua interface com as políticas públicas de inclusão social, com derivações que permitem pensar a transversalidade de gênero na formação inicial. Uma das perspectivas da pesquisadora no campo educacional é que a atividade de educar supõe processos de ensino e de aprendizagem: o que, quem e como ensinam e o que, quem e como se aprende, extrapolando, assim, as instituições de ensino e as salas de aula. A entrevista foi realizada no âmbito de uma atividade de pesquisa de Pós-Doutoramento, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.
Abstract: The interview conducted with professor and researcher Dagmar Elisabeth Estermann Meyeraimed at understanding their formative trajectories with research on gender and sexuality in the educational and health field. It sought to offer elements to problematize the markers of gender and sexuality and their interface with public policies for social inclusion, with derivations that allow thinking about the transversality of gender in initial education. One of the researcher’s perspectives in the educational field is that the activity of educating involves teaching and learning processes: what, who and how they teach and what, who and how one learns, thus going beyond educational institutions and classrooms. The interview was carried out within the scope of a Post-Doctoral research activity, at the Faculty of Education of the Federal University of Minas Gerais.
Asunto: Sexualidade
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5902/1984644467829
URI: http://hdl.handle.net/1843/70955
Fecha del documento: 20-may-2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/67829
metadata.dc.relation.ispartof: Educação
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Trajetórias formativas com pesquisas em gênero e sexualidade na educação.pdf599.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.