Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/70955
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Trajetórias formativas com pesquisas em gênero e sexualidade na educação |
Título(s) alternativo(s): | Formative trajectories with research on gender and sexuality in education |
Autor(es): | Alexandre Gomes Soares Marlucy Alves Paraíso |
Resumo: | A entrevista realizada com a docente e pesquisadora teve como objetivo compreender suas trajetórias formativas com pesquisas em gênero e sexualidade no campo educacional e da saúde. Buscou oferecer elementos para problematizar os marcadores de gênero e de sexualidade e sua interface com as políticas públicas de inclusão social, com derivações que permitem pensar a transversalidade de gênero na formação inicial. Uma das perspectivas da pesquisadora no campo educacional é que a atividade de educar supõe processos de ensino e de aprendizagem: o que, quem e como ensinam e o que, quem e como se aprende, extrapolando, assim, as instituições de ensino e as salas de aula. A entrevista foi realizada no âmbito de uma atividade de pesquisa de Pós-Doutoramento, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. |
Abstract: | The interview conducted with professor and researcher Dagmar Elisabeth Estermann Meyeraimed at understanding their formative trajectories with research on gender and sexuality in the educational and health field. It sought to offer elements to problematize the markers of gender and sexuality and their interface with public policies for social inclusion, with derivations that allow thinking about the transversality of gender in initial education. One of the researcher’s perspectives in the educational field is that the activity of educating involves teaching and learning processes: what, who and how they teach and what, who and how one learns, thus going beyond educational institutions and classrooms. The interview was carried out within the scope of a Post-Doctoral research activity, at the Faculty of Education of the Federal University of Minas Gerais. |
Assunto: | Sexualidade Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.5902/1984644467829 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/70955 |
Data do documento: | 20-Mai-2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/67829 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Educação |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trajetórias formativas com pesquisas em gênero e sexualidade na educação.pdf | 599.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.