Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70973
Type: Artigo de Periódico
Title: A experiência de estudantes de odontologia com dilemas éticos
Other Titles: The experience of dental students with ethical dilemmas
Authors: Lorena Marques da Nóbrega
Ítalo de Macedo Bernardino
Kevan Guilherme Nóbrega Barbosa
Pierre Andrade Pereira de Oliveira
Rilva Suely de Castro Cardoso Lucas
Sérgio D'ávila Lins Bezerra Cavalcanti
Abstract: A universidade é um espaço privilegiado para formação de pessoas e neste processo são evidenciadas questões sociais, humanas e éticas. Na Odontologia estas se estabelecem individualmente entre profissionais e pacientes e, coletivamente, entre a prática profissional e a sociedade. Este estudo do tipo transversal avaliou a experiência de estudantes de Odontologia de uma universidade pública com os dilemas éticos vividos durante sua formação acadêmica. Para tanto foram entrevistados 64 alunos do 4º e 5º ano do curso. Observou-se uma ligeira predominância de alunos do sexo masculino (50,7%), com idade entre 19 e 22 anos. Entre os pesquisados, a maioria afirmou ter tido contato com a teoria da ética profissional durante a graduação. Um quarto dos alunos entrevistados confirmou ter passado por alguma situação eticamente conflitante; todos consideraram importante a discussão de conteúdos que reflitam a bioética no currículo; e grande parte dos alunos que afirmaram ter vivenciado algum conflito ético eram do sexo masculino e cursavam o 5º ano. Foi verificado que os dilemas éticos são percebidos pelos alunos e vivenciados ainda durante sua formação acadêmica.
Abstract: The university is a privileged space for training people and in this process they are highlighted social, human and ethics. In Dentistry these are established individually between professionals and patients and, collectively, between practice professional and society. This type of study transversal evaluated the experience of dentistry students from a public university with ethical dilemmas experienced during their academic training. For 64 students from the 4th and 5th were interviewed year of the course. A slight predominance of male students (50.7%), aged between 19 and 22 years old. In between of those surveyed, the majority stated that they had contact with the theory of professional ethics during graduation. A quarter of the students interviewed confirmed having gone through some ethically conflicting situation; all considered important the discussion of content that reflects bioethics in the curriculum; and most of the students who said they had experienced any ethical conflict were of sex male and were in the 5th year. It has been verified that ethical dilemmas are perceived by students and experienced during their academic education.
Subject: Ética Odontológica
Bioética
Estudantes de Odontologia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i4.213
URI: http://hdl.handle.net/1843/70973
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/213
metadata.dc.relation.ispartof: Revista da ABENO
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A experiência de estudantes de Odontologia.pdfA.pdf111.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.