Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/72090
Type: Artigo de Periódico
Title: Escola e Conselho Tutelar: sentidos construídos pelas famílias, crianças e adolescentes
Other Titles: School and Tutorial Council: senses built by families, children and adolescents
Authors: Islaine Natália Demétrio
Maria Amália de Almeida Cunha
Abstract: Este artigo tem por objetivo compreender os sentidos que as famílias, as crianças e os adolescentes de uma escola do Ensino Fundamental da rede municipal de Belo Horizonte atribuem às instituições Escola e Conselho Tutelar (CT), considerando as relações estabelecidas entre elas e a interferência dessas relações nos processos educativos escolares. Investigamos como se constituem as configurações familiares das crianças e dos adolescentes encaminhadas ao CT. Para a análise, baseamo-nos em alguns autores, entre eles Carvalho e Ristum (2013) e Thin (2006). Realizamos entrevistas compreensivas com familiares das crianças e dos adolescentes atendidos pelo CT. Os resultados derivados das incursões a campo indicaram a necessidade de aproximação dos contextos familiares, a fim de compreendermos o lugar que esses atores ocupam na tríade família-escola-CT, atentando para o fato de que os encaminhamentos feitos ao CT interferem nas relações cotidianas entre essas duas instâncias de socialização e nos processos educativos escolares.
Abstract: This article aims to understand the meanings that families, children and adolescents of a elementary school of the municipal network of Belo Horizonte, attribute to the institutions school and Guardian Council (TC), considering the relationships established between them and the interference of these relationships in the educational processes of the school. We investigate how the family configurations of children and adolescents referred to the TC are constituted. We based on some authors, including Carvalho and Ristum (2013) and Thin (2006). We conducted comprehensive interviews with family members of children and adolescents attended by the TC. These field incursions indicated the need for approximation of family contexts, in order to understand the place that these actors occupy in the family-school-CT triad and that the referrals made to the TC interfere in the daily relations between these two instances of socialization and in the educational processes school.
Subject: Crianças e adolescentes
Escolas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.47208/sd.v28i3.2996
URI: http://hdl.handle.net/1843/72090
Issue Date: 31-Dec-2022
metadata.dc.url.externa: https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2996
metadata.dc.relation.ispartof: Sociedade em Debate
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Escola e Conselho Tutelar sentidos construídos pelas famílias, crianças e adolescentes.pdf255.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.