Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/72313
Tipo: Tese
Título: Educação infantil e desigualdade racial na pandemia: práticas pedagógicas com as crianças negras de dois anos em uma creche de Belo Horizonte
Título(s) alternativo(s): Early childhood education and racial inequality in the pandemic: pedagogical practices with two-year-old black children in a daycare center in Belo Horizonte
Autor(es): Lisa Minelli Feital
primer Tutor: Ademilson de Sousa Soares
primer Co-tutor: Iza Rodrigues da Luz
primer miembro del tribunal : Shirley Aparecida de Miranda
Segundo miembro del tribunal: José Eustáquio de Brito
Tercer miembro del tribunal: Isabel de Oliveira e Silva
Cuarto miembro del tribunal: Marlina Oliveira Schiessl
Quinto miembro del tribunal: Otavio Henrique Ferreira da Silva
Patrícia Santana
Resumen: Resumo O objetivo desse trabalho foi analisar e compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas com as crianças negras e não negras de dois anos em uma creche de Belo Horizonte, durante a pandemia da COVID-19, no contexto da desigualdade racial existente no Brasil. Para isso, acompanhamos a rotina da turma de crianças, das famílias e das professoras no ano de 2021, em que as propostas pedagógicas foram desenvolvidas via grupo de WhatsApp. Foi realizada uma pesquisa de uma abordagem qualitativa na qual observamos as práticas durante o ano, aplicamos um questionário virtual às famílias e entrevistamos cinco mães, uma avó e a professora. Para compreender o contexto da Creche Paulinha, inaugurada no ano de 1966, recuperamos aspectos da história da EI em Belo Horizonte e no Brasil, considerando o racismo estrutural e a desigualdade racial que atingem a população negra e as crianças negras. Como resultados, ficou evidenciado, dentre outras conclusões, que a pandemia da COVID-19 atingiu fortemente a população negra e as crianças negras que frequentam a EI; na turma das 15 crianças de dois anos e suas famílias, participantes da pesquisa, em que a maioria é composta de crianças negras; essa realidade não foi diferente revelando a desigualdade racial também no contexto da Creche Paulinha. Constatamos também que os profissionais da creche e a professora da turma fizeram todos os esforços para garantir o direito de todas as crianças à educação, mesmo com todas as adversidades vivenciadas na pandemia. Verificamos que as mães e a avó negras entrevistadas revelam consciência parcial dos efeitos do racismo sobre a população negra, mas sabem da importância da educação da relações étnico-raciais para essa população. Constatamos, ainda, que a professora revela grande compromisso com as crianças e consciência de que é preciso aprofundar estudos sobre a melhor maneira de propor e desenvolver práticas pedagógicas voltadas para a educação das relações étnico-raciais com as crianças da EI. A tese nos possibilita afirmar a relevância de ações antirracistas em todas as esferas da sociedade e a relevância de que os bebês e crianças negros tenham visibilidade e prioridade nas políticas públicas em nosso País. Palavras-chave: Crianças negras de dois anos, famílias, professora, creche e pandemia.
Abstract: Abstract The objective of this work was to analyse and comprehend the pedagogical practices carried out with black and nonblack 2-year-old children in a day-care center of Belo Horizonte, Minas Gerais, during the COVID-19 pandemics, in the context of racial inequality existent in Brazil. Thus, we followed the daily of the children class, of the families and of the teacher in 2021, in which the pedagogical proposals were carried out through WhatsApp group. It was developed a qualitative approach research in which we observed the practices along one year, applied a virtual questionnaire to the families and interviewed five mothers, one grandmother and the teacher. In order to comprehend the context of Paulinha day-care, inaugurated in 1966, we retrieved aspects from the history of Children Education in Belo Horizonte and in Brazil, considering the structural racism and the racial inequality that affects the black population and the black children. As results, it has been evinced, among other conclusions, that the COVID-19 pandemics affected strongly the black population and the black children that attended Children Education, in the class of 15 2-yead-old children and their families, participants of the research, in which most is composed of black children; this reality was not different revealing the racial inequality also in the context of Paulinha day-care. We verified also that the day-care staff and the teacher of the class made all efforts in order to grant the right of all children to education, even with all the adversities lived in pandemics. We verified that the black mothers and grandmother interviewed revealed partial consciousness of the effects of racism over the black population, but know the importance of the of education of the ethnical-racial relationships for that population. We observed, also, that the teacher reveals great involvement with the children and the consciousness that it is necessary to deepen the studies about the best way to propose and develop pedagogical practices directed to the education of ethnical-racial relationships with the Children Education children. This doctorate thesis allows for affirming the relevance of anti-racist action in all spheres of the society and the relevance that black babies and children have visibility and priority in the public policies in Brazil. Keywords: Two-year-old black children; families; teacher; day-care center; pandemics.
Asunto: Educação
Educação infantil
Escola pública $b Belo Horizonte (MG)
Didática
Ensino
Crianças negras - Educação
Creches
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/72313
Fecha del documento: 30-oct-2023
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Tese - Lisa Minelli Feital.pdf3.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons