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http://hdl.handle.net/1843/72354
Tipo: | Dissertação |
Título: | Gênero e educação popular: um estudo do cursinho popular Emancipa Floresta e sua contribuição para uma pedagogia feminista |
Autor(es): | Maria Inês de Oliveira Sousa |
Primeiro Orientador: | Isabel Cristina de Moura Carvalho |
Primeiro Coorientador: | Anna Paula Vencato |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo a discussão e análise da presença das questões de gênero no contexto do Emancipa Floresta, um cursinho popular que faz parte da Rede Emancipa: Movimento Social de Educação Popular. O Emancipa Floresta opera em Belo Horizonte desde 2015, e sua abordagem pedagógica é orientada a partir dos princípios educacionais propostos por Paulo Freire. Além disso, buscamos discutir e analisar os pressupostos da educação popular, especialmente à luz da proposta de Paulo Freire, bem como a interseção desses pressupostos com outros movimentos sociais, especialmente o movimento feminista, considerando o compromisso social e político compartilhado por ambos na luta contra as opressões. Para a condução desta pesquisa, foram empregados diversos procedimentos, como revisão bibliográfica, análises das fichas de inscrição dos estudantes do cursinho entre o período 2022 e 2023, análise de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes do cursinho, além de fundadores e coordenadores do Emancipa Floresta. Os questionários tinham como objetivo conhecer e traçar algumas características gerais dos estudantes, tais como sua situação socioeconômica familiar, trajetória escolar e os impactos de raça e gênero em seus contextos. Todas as informações coletadas foram analisadas de forma a compreender como o cursinho contribui na formação de seus estudantes, em especial em relação às questões de gênero, para além dos conteúdos cobrados nos vestibulares ou no Enem. A pesquisa permite concluir que dentro do cursinho o debate das questões de gênero e de outras lutas sociais aparecem cotidianamente. O cursinho não apenas proporciona espaço para que essas discussões ocorram, mas também assume uma postura de defesa das minorias sociais, promovendo diálogo mesmo em situações de divergência, sempre com o compromisso de defender os direitos sociais de sujeitos socialmente excluídos. |
Abstract: | This study aims to discuss and analyze the presence of gender issues in the context of Emancipa Floresta, a popular course that is part of Rede Emancipa: Social Movement of Popular Education. Emancipa Floresta has been operating in Belo Horizonte since 2015, and its pedagogical approach is guided by the educational principles proposed by Paulo Freire. In addition, we seek to discuss and analyze the assumptions of popular education, especially in light of Paulo Freire's proposal, as well as the intersection of these assumptions with other social movements, especially feminism, considering the social and political commitment shared by both in the fight against oppressions. To carry out this research, several procedures were used, such as a bibliographical review, analysis of the registration forms of students taking the course between 2022 and 2003, analysis of questionnaires and conducting semistructured interviews with five students from the course, in addition to interviews with the founders and coordinators of Emancipa Floresta. The questionnaires had the objective of knowing and tracing some general characteristics of the students, such as their family socioeconomic situation, school trajectory, and the impacts of race and gender in their contexts. All the information collected was analyzed in order to understand how the course contributes to the general education of its students, especially in relation to gender issues, in addition to the content required in the college entrance exams or the Enem. The research allows us to conclude that within the course the debate on gender issues and other social struggles are present on a daily basis. The course provides space for these discussions to take place and also assumes a position of defense of social minorities, promoting dialogue even in situations of divergence, always with the commitment to defend the social rights of those socially excluded. |
Assunto: | Educação Educação - Relações de gênero Educação popular Movimentos sociais Exame vestibular Sociologia educacional Feminismo - Aspectos educacionais Educação feminina |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/72354 |
Data do documento: | 30-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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