Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/72354
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Isabel Cristina de Moura Carvalhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7164983612113282pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Anna Paula Vencatopt_BR
dc.creatorMaria Inês de Oliveira Sousapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3624950196354362pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-02T15:20:10Z-
dc.date.available2024-08-02T15:20:10Z-
dc.date.issued2023-10-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/72354-
dc.description.abstractThis study aims to discuss and analyze the presence of gender issues in the context of Emancipa Floresta, a popular course that is part of Rede Emancipa: Social Movement of Popular Education. Emancipa Floresta has been operating in Belo Horizonte since 2015, and its pedagogical approach is guided by the educational principles proposed by Paulo Freire. In addition, we seek to discuss and analyze the assumptions of popular education, especially in light of Paulo Freire's proposal, as well as the intersection of these assumptions with other social movements, especially feminism, considering the social and political commitment shared by both in the fight against oppressions. To carry out this research, several procedures were used, such as a bibliographical review, analysis of the registration forms of students taking the course between 2022 and 2003, analysis of questionnaires and conducting semistructured interviews with five students from the course, in addition to interviews with the founders and coordinators of Emancipa Floresta. The questionnaires had the objective of knowing and tracing some general characteristics of the students, such as their family socioeconomic situation, school trajectory, and the impacts of race and gender in their contexts. All the information collected was analyzed in order to understand how the course contributes to the general education of its students, especially in relation to gender issues, in addition to the content required in the college entrance exams or the Enem. The research allows us to conclude that within the course the debate on gender issues and other social struggles are present on a daily basis. The course provides space for these discussions to take place and also assumes a position of defense of social minorities, promoting dialogue even in situations of divergence, always with the commitment to defend the social rights of those socially excluded.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo a discussão e análise da presença das questões de gênero no contexto do Emancipa Floresta, um cursinho popular que faz parte da Rede Emancipa: Movimento Social de Educação Popular. O Emancipa Floresta opera em Belo Horizonte desde 2015, e sua abordagem pedagógica é orientada a partir dos princípios educacionais propostos por Paulo Freire. Além disso, buscamos discutir e analisar os pressupostos da educação popular, especialmente à luz da proposta de Paulo Freire, bem como a interseção desses pressupostos com outros movimentos sociais, especialmente o movimento feminista, considerando o compromisso social e político compartilhado por ambos na luta contra as opressões. Para a condução desta pesquisa, foram empregados diversos procedimentos, como revisão bibliográfica, análises das fichas de inscrição dos estudantes do cursinho entre o período 2022 e 2023, análise de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes do cursinho, além de fundadores e coordenadores do Emancipa Floresta. Os questionários tinham como objetivo conhecer e traçar algumas características gerais dos estudantes, tais como sua situação socioeconômica familiar, trajetória escolar e os impactos de raça e gênero em seus contextos. Todas as informações coletadas foram analisadas de forma a compreender como o cursinho contribui na formação de seus estudantes, em especial em relação às questões de gênero, para além dos conteúdos cobrados nos vestibulares ou no Enem. A pesquisa permite concluir que dentro do cursinho o debate das questões de gênero e de outras lutas sociais aparecem cotidianamente. O cursinho não apenas proporciona espaço para que essas discussões ocorram, mas também assume uma postura de defesa das minorias sociais, promovendo diálogo mesmo em situações de divergência, sempre com o compromisso de defender os direitos sociais de sujeitos socialmente excluídos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectCursinho popularpt_BR
dc.subjectEmancipa Florestapt_BR
dc.subjectRede Emancipapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação - Relações de gêneropt_BR
dc.subject.otherEducação popularpt_BR
dc.subject.otherMovimentos sociaispt_BR
dc.subject.otherExame vestibularpt_BR
dc.subject.otherSociologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherFeminismo - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherEducação femininapt_BR
dc.titleGênero e educação popular: um estudo do cursinho popular Emancipa Floresta e sua contribuição para uma pedagogia feministapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Ines Sousa.pdf2.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.