Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/72720
Tipo: | Dissertação |
Título: | Práticas investigativas na Educação Infantil: construindo diálogos com a Educação em Ciências |
Título(s) alternativo(s): | Investigative practices in Early Childhood Education: building dialogues with Science Education |
Autor(es): | Elessandra Helena Ribeiro |
Primeiro Orientador: | Eliane Ferreira de Sá |
Primeiro Coorientador: | Ely Roberto da Costa Maués |
Primeiro membro da banca : | Maria Emilia Caixeta de Castro Lima |
Segundo membro da banca: | Juarez Melgaço Valadares |
Resumo: | No presente trabalho narro e analiso as práticas investigativas vivenciadas ao longo do desenvolvimento do projeto Pássaros com uma turma de crianças de 5 anos em uma escola particular de Belo Horizonte. Através do meu relato sobre essa experiência busquei identificar as interações vivenciadas pelo grupo e refletir acerca dos significados que elas possibilitaram construir ao longo do projeto. Além disso, foi possível refletir acerca das mediações da professora durante as investigações das crianças e discutir as potencialidades da investigação da natureza para a formação das crianças da Educação Infantil. Assim, por meio dessa pesquisa busquei ampliar a discussão nesse campo pouco explorado e refletir sobre a prática das temáticas de Ciências na Educação Infantil a partir do trabalho com projetos de pesquisa. A pesquisa partiu da filiação ao campo da pesquisa narrativa dentro da categoria de narrativas de experiências do vivido ou narrativas da experiência educativa, buscando estabelecer um elo de ligação entre as memórias do vivido e como se conectam com a experiência atual da pesquisadora. As principais fontes de pesquisa foram as fotos que registram todo o percurso de desenvolvimento do projeto Pássaros e as memórias da pesquisadora que são ativadas quando revê essas imagens. Além das fotos e das memórias, um livro de registro dos achados da pesquisa com as crianças constitui fonte de memória para ajudar a narrar e analisar essa experiência. Esses artefatos constituem as ferramentas metodológicas dessa pesquisa de campo. Narrar o vivido trouxe para mim a possibilidade de refletir para ressignificar a prática diária com as crianças e transformar o cotidiano escolar a partir de experiências marcantes. |
Abstract: | In this work I narrate and analyze the investigative practices experienced throughout the development of the Birds project with a class of 5-year-old children at a private school in Belo Horizonte. Through my report on this experience, I sought to identify the interactions experienced by the group and reflect on the meanings they made possible to construct throughout the project. Furthermore, it was possible to reflect on the teacher's mediations during the children's investigations and discuss the potential of nature investigation for the training of children in Early Childhood Education. Thus, through this research I sought to expand the discussion in this little explored field and reflect on the practice of Science themes in Early Childhood Education based on work with research projects. The research started from affiliation with the field of narrative research within the category of narratives of lived experiences or narratives of educational experience, seeking to establish a link between the memories of the lived experience and how they connect with the researcher's current experience. The main sources of research were the photos that record the entire development path of the Birds project and the researcher's memories that are activated when she reviews these images. In addition to photos and memories, a book recording the research findings with children constitutes a source of memory to help narrate and analyze this experience. These artifacts constitute the methodological tools of this field research. Narrating what I experienced gave me the possibility of reflecting to give new meaning to my daily practice with children and transforming everyday school life based on remarkable experiences. |
Assunto: | Educação Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Ciências (Ensino fundamental) - Métodos de ensino Educação de crianças Práticas de ensino Belo Horizonte (MG) - Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/72720 |
Data do documento: | 9-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Elessandra pdfa.pdf | 4.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.