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http://hdl.handle.net/1843/73047
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Entre cartas: práticas educativas no cotidiano de mulheres do Alto Sertão baiano (1885-1950) |
Título(s) alternativo(s): | Between letters: everyday educational practices of women in the high blacklands of Bahia |
Autor(es): | Mônica Yumi Jinzenji Zélia Malheiro Marques |
Resumo: | O artigo analisa práticas educativas vivenciadas por mulheres da família Spínola Teixeira no período de 1885 a 1950. Influente econômica, social e politicamente no Alto sertão da Bahia e no Estado, essa família se projetou nacionalmente pela atuação de Anísio Teixeira no desenvolvimento educacional brasileiro na primeira metade do século XX. Analisamos as correspondências pessoais produzidas pela matriarca Anna Spinola Teixeira (1864-1944) e suas seis filhas, dialogando com os estudos em História da Educação, História da Leitura e História das Culturas do Escrito. Identificamos o papel ativo das mulheres em práticas educativas não institucionalizadas: se informavam sobre política e atualidades pela leitura de jornais e revistas; enviavam esses impressos para as irmãs e sobrinhas/os de outras localidades; instruíam seus irmãos e irmãs no ambiente doméstico; acompanhavam o desenvolvimento escolar dos familiares e noticiavam pelas cartas os progressos e desafios profissionais e educacionais, constituindo uma complexa rede de sociabilidade. |
Abstract: | The article analyzes the educational practices experienced by the women of the Spínola Teixeira family between 1885 and 1950. The family was economically, socially, and politically influent in the high backlands of Bahia and in the state, it reached national projection with Anísio Teixeira and his contributions to Brazilian educational development in the first half of the 20th century. We analyzed the personal correspondences produced by the matriarch Anna Spinola Teixeira (1864-1944) and her six daughters, dialoguing with studies on History of Education, History of Reading, and History of Written Cultures. We have identified women’s active role in non-institutionalized educational practices: they kept themselves updated on politics and the news through magazines and newspapers; sent these material to sisters and nephews/nieces in other places; taught their siblings at home; followed the school development of relatives; and wrote letters on professional advancements and challenges, establishing a complex sociability network. |
Assunto: | História da educação Educação feminina Leitura -- História Escrita -- História |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.1590/2236-3459/112228 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/73047 |
Data do documento: | 1-Jul-2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.scielo.br/j/heduc/a/8RrrCd54bSTWz4pGPCdqdLd/# |
metadata.dc.relation.ispartof: | História da Educação |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
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