Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/73241
Type: Monografia (especialização)
Title: Conjunto de atividades com perspectiva CTS para estudantes do 8° ano sobre fontes de energias renováveis
Authors: Nardely Borges Cardoso
First Advisor: Matheus de Castro e Silva
Abstract: A abordagem CTS pode permitir o ensino de conteúdos científicos podendo auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo apresentar uma sequência de atividades que aborda as fontes de energia renováveis, com ênfase na hidrelétrica, solar e eólica. Essas atividades foram desenvolvidas com os estudantes do 8° ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual de Santa Luzia. Foram utilizadas cinco aulas que se iniciou com uma questão-problema. Em um segundo momento, fizeram uma pesquisa no laboratório de informática para posterior elaboração de um infográfico. Na aula seguinte, elaboraram e o apresentaram para a turma. O conjunto de atividades foi finalizado com uma enquete a respeito da questão-problema. Dentro dessa enquete, os estudantes tinham de colocar três motivos pelo qual foi escolhido o tipo de energia. Eles então argumentaram essas escolhas com argumentos ambientais, sociais, econômicos e geográficos. Verificamos que as atividades tiveram um bom engajamento, bons argumentos, mas ainda assim, alguns estudantes apresentaram limitações ao argumentarem suas escolhas.
Subject: Ciências - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Energia Hidrelétrica
Energia Solar
Energia Eólica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/73241
Issue Date: 17-Dec-2022
Appears in Collections:Especialização em Ensino na Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC UFMG corrigido Nardely Borges (1).pdf278.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.