Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/73676
Type: Monografia (especialização)
Title: A motivação dos estudantes para aprendizagem de ciências em uma sequência de atividades com abordagem CTS
Authors: Tamires Giordana Leal Moreira
First Advisor: Sérgio Geraldo Torquato de Oliveira
First Co-advisor: Marina de Lima Tavares
Abstract: A falta de motivação para a aprendizagem de ciências é uma questão que interfere na aprendizagem dos estudantes. Por isso, procurar maneiras de estimular os estudantes e mantê-los motivados na busca pelo conhecimento é fundamental. O presente trabalho tem como objetivo investigar a motivação para aprendizagem de Ciências em uma sequência de atividades sobre microrganismos baseadas na abordagem CTS. Para tal, nos apoiamos nos pressupostos da Teoria da Autodeterminação de Deci e Ryan (1985) e de uma das subteorias chamada Teoria das Necessidades Psicológicas Básicas que nos fornece subsidio para compreender a motivação dos estudantes em sala de aula de Ciências. A presente pesquisa tem abordagem qualitativa e é do tipo pesquisa-ação e foi realizada em uma escola municipal Coronel, localizada na cidade de Contagem/MG, com uma turma de 9º ano. Os resultados possibilitaram observar que a satisfação das necessidades psicológicas básicas foi preponderante para a motivação dos estudantes para aprender conceitos científicos e que tal satisfação tem relação com a abordagem de ensino que orientou o desenvolvimento e realização das atividades. Tais resultados são promissores pois permitem que professores utilizem das reflexões deste trabalho para planejar suas atividades em sala de aula além de contribuir para melhor compreensão do campo de pesquisa acerca da motivação para aprendizagem de conceitos científicos em aulas sobre microrganismos.
Subject: Ciência - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/73676
Issue Date: 25-Mar-2023
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Tamires Giordana Leal Moreira pronta.pdfMonografia atualizada1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.