Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/73910
Type: Artigo de Periódico
Title: Capitalismo global, neoliberalismo e "pós-modernidade reacionária": a educação como mercadoria e os contextos atuais da formação de professoras/es da escola pública
Other Titles: Global capitalism, neoliberalism, and “reactionary postmodernity”: education as a commodity and the current contexts in teacher education for public schools
Authors: Júlio Emílio Diniz-Pereira
Abstract: Este artigo analisa muito brevemente três contextos atuais em que se dá a formação de professoras/es para as escolas públicas no Brasil: o capitalismo global, o neoliberalismo e o que Paulo Freire chamou de “pós-modernidade reacionária” a fi m de compreender os ritmos acelerados de privatização da educação e, mais especificamente, do ensino superior e da formação de professoras/es no país, bem como as políticas docentes aprovadas nos últimos anos – com foco na BNC-Formação. Consequentemente, a formação de professoras/es para as escolas públicas no Brasil acontece hoje, principalmente, em instituições de ensino superior não-universitárias, privadas com fins lucrativos, em cursos noturnos e, progressivamente, a distância – o que compromete bastante a qualidade da formação das/os profissionais que trabalharão nessas escolas.
Abstract: This article briefl y analyzes three current contexts in which teacher education for public schools takes place in Brazil: global capitalism, neoliberalism, and what Paulo Freire called “reactionary post-modernity” in order to understand the accelerated rhythms of privatization in education in Brazil, mainly, in both higher education and teacher education, as well as the teaching policies approved in recent years in this country – focusing upon “BCN-Formação”. Consequently, teacher education for public schools in Brazil takes places today, mainly, in private for-profit non-university higher education institutions, in teacher education programs developed in the evening and, progressively, online, which affects the quality of teacher education for those who will teach at these schools.
Subject: Professores -- Formação
Neoliberalismo
Escola pública
Privatização na educação
Globalização
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.19
URI: http://hdl.handle.net/1843/73910
Issue Date: 29-Mar-2022
metadata.dc.url.externa: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18988
metadata.dc.relation.ispartof: Cadernos de Pesquisa
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Capitalismo global, neoliberalismo e pós-modernidade reacionária.pdf304.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.