Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/73974
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Contribuições de uma feira de ciências para estudantes e professores do 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal em Carmésia
Título(s) alternativo(s): Contributions of a science fair for students and teachers in the 9th grade of elementary education in a school municipal in Carmesia
Autor(es): Regina Mara Carvalho Ferreira Cantizane
Primeiro Orientador: Marina de Lima Tavares
Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem como proposta, investigar, contribuições de uma Feira de Ciências para estudantes e professores do 9º ano do ensino fundamental no município de Carmésia e suas percepções de como a feira de ciências pode contribuir de forma efetiva para a aprendizagem. Teve como perspectiva principal investigar como estudantes e professores avaliam as contribuições de uma feira de ciências para a efetivação da aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com a participação e engajamento de alunos do 9º ano doensino fundamental. O planejamento, de aulas e atividades, foi realizado pela pesquisadora, juntamente com os professores do 9º ano do ensino fundamental, os quais abordaram dois eixos temáticos: Água e Energia. As atividades envolveram: aulas expositivas, aulas práticas em laboratório e em outros espaços escolares, composterior exposição de trabalhos e experimentos durante a feira de ciências. O desenvolvimento do trabalho permeou-se pelo envolvimento de todos os envolvidos, desde o planejamento, a organização, desenvolvimento até o fechamento com a apresentação dos experimentos pelos estudantes durante a feira de ciências. Observa-se após análise dos dados, que tanto os alunos, quanto os professores, relataram que a feira de ciências apresenta grande relevância para o processo de aprendizagem, uma vez que, é um instrumento pedagógico facilitador desse processo. Para os alunos, as aulas preparatórias para a feira de ciências, oportunizam através da realização de atividades práticas, maior interação entre eles, o objeto de conhecimento estudado, contribuindo os conteúdos ministrados pelos professores durante as aulas. Conclui-se que a feira de ciências é relevante para a efetivação da aprendizagem dos estudantes, sendo recomendada como uma ferramenta pedagógica a ser utilizada por professores.
Assunto: Educação
Ciência - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/73974
Data do documento: 25-Mar-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Regina_Mara - Versão Final.pdfTrabalho final corrigido980.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.