Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/74013
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Uma sequência de ensino envolvendo atividade experimental com caráter investigativo na construção de conceitos de substância e mistura em uma turma de 6º ano do ensino fundamental
Autor(es): Dyanne Krysley Nogueira Ribeiro
primer Tutor: Janaína Ferreira Hudson Borges
primer Co-tutor: Marina de LimaTavares
metadata.dc.contributor.advisor-co2: http://lattes.cnpq.br/7313929666462604
Resumen: Nesta pesquisa está o relato do desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática investigativa com o objetivo de investigar de que forma uma sequência didática pode ajudar na construção de conceitos de substâncias e misturas nas aulas de ciências. Foi proposta uma questão disparadora, onde os alunos em grupos, realizariam um experimento envolvendo as cores e pigmentos de canetinhas e responderiam em conjunto a questão, com o propósito de analisar aspectos como envolvimento dos estudantes em discussões com seus colegas e professor, através de uma postura participativa, questionadora, autônoma, crítica, em que o professor deixará de ser o detentor do conhecimento e passará a ser o mediador. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental em uma escola pública, localizada na cidade de Belo Horizonte, MG, e teve a duração de quatro aulas de cinquenta minutos cada. Os dados foram analisados por meio de registros dos estudantes e por relatórios da professora em diário de campo. Os resultados mostram que a abordagem utilizada proporcionou o interesse e participação e tornou o processo de ensino aprendizagem mais atrativo ao estudante.
Asunto: Ciências - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/74013
Fecha del documento: 25-mar-2023
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dyanne Krysley Nogueira Ribeiro.pdfUMA SEQUÊNCIA DE ENSINO ENVOLVENDO ATIVIDADE EXPERIMENTAL COM CARÁTER INVESTIGATIVO NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE SUBSTÂNCIA E MISTURA EM UMA TURMA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.