Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/74013
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Janaína Ferreira Hudson Borges | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6304397544544783 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Marina de LimaTavares | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co2 | http://lattes.cnpq.br/7313929666462604 | pt_BR |
dc.creator | Dyanne Krysley Nogueira Ribeiro | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1068243105090311 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-14T15:20:40Z | - |
dc.date.available | 2024-08-14T15:20:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/74013 | - |
dc.description.resumo | Nesta pesquisa está o relato do desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática investigativa com o objetivo de investigar de que forma uma sequência didática pode ajudar na construção de conceitos de substâncias e misturas nas aulas de ciências. Foi proposta uma questão disparadora, onde os alunos em grupos, realizariam um experimento envolvendo as cores e pigmentos de canetinhas e responderiam em conjunto a questão, com o propósito de analisar aspectos como envolvimento dos estudantes em discussões com seus colegas e professor, através de uma postura participativa, questionadora, autônoma, crítica, em que o professor deixará de ser o detentor do conhecimento e passará a ser o mediador. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental em uma escola pública, localizada na cidade de Belo Horizonte, MG, e teve a duração de quatro aulas de cinquenta minutos cada. Os dados foram analisados por meio de registros dos estudantes e por relatórios da professora em diário de campo. Os resultados mostram que a abordagem utilizada proporcionou o interesse e participação e tornou o processo de ensino aprendizagem mais atrativo ao estudante. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Abordagem investigativa | pt_BR |
dc.subject | Atividade experimental | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Uma sequência de ensino envolvendo atividade experimental com caráter investigativo na construção de conceitos de substância e mistura em uma turma de 6º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dyanne Krysley Nogueira Ribeiro.pdf | UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO ENVOLVENDO ATIVIDADE EXPERIMENTAL COM CARÁTER INVESTIGATIVO NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE SUBSTÂNCIA E MISTURA EM UMA TURMA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.