Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/74013
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Janaína Ferreira Hudson Borgespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6304397544544783pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Marina de LimaTavarespt_BR
dc.contributor.advisor-co2http://lattes.cnpq.br/7313929666462604pt_BR
dc.creatorDyanne Krysley Nogueira Ribeiropt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1068243105090311pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-14T15:20:40Z-
dc.date.available2024-08-14T15:20:40Z-
dc.date.issued2023-03-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/74013-
dc.description.resumoNesta pesquisa está o relato do desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática investigativa com o objetivo de investigar de que forma uma sequência didática pode ajudar na construção de conceitos de substâncias e misturas nas aulas de ciências. Foi proposta uma questão disparadora, onde os alunos em grupos, realizariam um experimento envolvendo as cores e pigmentos de canetinhas e responderiam em conjunto a questão, com o propósito de analisar aspectos como envolvimento dos estudantes em discussões com seus colegas e professor, através de uma postura participativa, questionadora, autônoma, crítica, em que o professor deixará de ser o detentor do conhecimento e passará a ser o mediador. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental em uma escola pública, localizada na cidade de Belo Horizonte, MG, e teve a duração de quatro aulas de cinquenta minutos cada. Os dados foram analisados por meio de registros dos estudantes e por relatórios da professora em diário de campo. Os resultados mostram que a abordagem utilizada proporcionou o interesse e participação e tornou o processo de ensino aprendizagem mais atrativo ao estudante.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAbordagem investigativapt_BR
dc.subjectAtividade experimentalpt_BR
dc.subject.otherCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleUma sequência de ensino envolvendo atividade experimental com caráter investigativo na construção de conceitos de substância e mistura em uma turma de 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dyanne Krysley Nogueira Ribeiro.pdfUMA SEQUÊNCIA DE ENSINO ENVOLVENDO ATIVIDADE EXPERIMENTAL COM CARÁTER INVESTIGATIVO NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE SUBSTÂNCIA E MISTURA EM UMA TURMA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL1.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.