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http://hdl.handle.net/1843/74242
Tipo: | Dissertação |
Título: | Representações sociais de professores (as) sobre estudantes que moram no campo: um estudo a partir da Escola Estadual Padre José Epifânio Gonçalves |
Título(s) alternativo(s): | Social representations of teachers about students who live in the countryside: a study from the Escola Estadual Padre José Epifânio Gonçalves |
Autor(es): | Ângela Maria de Souza Luz |
Primeiro Orientador: | Maria Isabel Antunes-Rocha |
Primeiro membro da banca : | Eliano Freitas |
Segundo membro da banca: | Érica Fernanda Justino |
Terceiro membro da banca: | Paula Almeida |
Resumo: | O presente estudo buscou investigar as representações de professores sobre estudantes que moram no campo, em uma escola pública de Minas Gerais, a Escola Estadual Padre José Epifânio Gonçalves (EEPJEG), a partir dos questionamentos sobre a relação que os docentes estabelecem com esses estudantes. Assim, buscamos identificar as formas de pensar, sentir e agir dos professores sobre os estudantes que moram no campo; analisar as falas dos professores em relação ao próprio reconhecimento como educadores de estudantes que residem no campo e como pertencentes a uma instituição que tem, em sua realidade, o contexto campesino e o minerário com o rompimento da Barragem de Fundão (RBF); compreender os desafios que os professores vivenciam para representar os estudantes como sujeitos de direitos. A pesquisa trouxe como sujeitos os professores, alguns com aproximadamente 20 anos de tempo de trabalho nessa instituição e outros com menos. Como objeto, os estudantes que vivem no campo, mas estudam numa escola urbana. Utilizamos como referência, a partir de estudos do GERES (Grupo de Estudos em Representações Sociais) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as Representações Sociais em Movimento (RSM), construída em uma perspectiva dentro da Teoria das Representações Sociais de Moscovici. A partir das Representações Sociais em Movimento (RSM), buscou-se compreender os sentimentos dos educadores sobre a construção de suas identidades como pertencentes a uma Escola de Campo e da Matriz da Educação do Campo com as concepções, principais legislações e discussões que norteiam a Educação do Campo, tendo a escola como espaço de direitos. No percurso metodológico, adotou-se a abordagem de base qualitativa, utilizando o questionário semiestruturado e a entrevista narrativa. O grupo amostral foi composto por professores da EEPJEG, sendo analisados 18 questionários que serviram para traçar o perfil e 05 entrevistas narrativas com professores que atuam em diferentes turnos, com idades e formações diferentes e que trabalham com estudantes que moram no campo, visando propiciar maior interação e diálogo entre pesquisadora e pesquisados. Buscou-se fazer um estudo específico sobre a escola e seu histórico e sobre a presença dos estudantes campesinos e que estudam neta instituição. Foi realizado um cruzamento de dados do material coletado e, com base nos resultados, a elaboração de uma cartilha com informações sobre a presença dos estudantes campesinos na EEPJEG, com as observações e análises realizadas no decorrer da pesquisa. O propósito é que seja um instrumento a ser utilizado na formação de professores visando incluir o tema Educação do Campo e o Ser Escola do Campo no PPP da escola. |
Abstract: | The present study sought to investigate teachers' representations of students who live in the countryside, in a public school in Minas Gerais, the Escola Estadual Padre José Epifânio Gonçalves (EEPJEG), based on questions about the relationship that teachers establish with these students. Thus, we seek to identify the ways of thinking, feeling and acting of teachers about students who live in the countryside; analyze the teachers' statements in relation to their own recognition as educators of students who live in the countryside and as belonging to an institution that has, in its reality, a peasant and mining context with the collapse of the Fundão Dam (RBF); understand the challenges that teachers experience in representing students as subjects of rights. The research included teachers as subjects, some with approximately 20 years of work at this institution and others with less. As an object, students who live in the countryside, but study in an urban school. We use as a reference, based on studies by GERES (Study Group on Social Representations) of the Faculty of Education (FaE) of the Federal University of Minas Gerais (UFMG), the Social Representations in Movement (RSM), constructed from a perspective within the Moscovici's Theory of Social Representations. From the Social Representations in Movement (RSM), we sought to understand the feelings of educators about the construction of their identities as belonging to a Country School and the Countryside Education Matrix with the conceptions, main legislation and discussions that guide the Rural Education, with the school as a space of rights. In the methodological path, a qualitative approach was adopted, using a semi-structured questionnaire and narrative interviews. The sample group was composed of EEPJEG teachers, analyzing 18 questionnaires that served to outline the profile and 05 narrative interviews with teachers who work in different shifts, with different ages and backgrounds and who work with students who live in the countryside, aiming to provide greater interaction and dialogue between researcher and researched. We sought to carry out a specific study on the school and its history and on the presence of rural students who study at this institution. Data was crossed from the collected material and, based on the results, a booklet was created with information about the presence of rural students at EEPJEG, with the observations and analyzes carried out during the research. The purpose is for it to be an instrument to be used in teacher training aiming to include the theme of Rural Education and Being a Rural School in the school's PPP. |
Assunto: | Educação Educação rural Representações sociais Professores - Formação Estudantes |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/74242 |
Data do documento: | 25-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Formando professores - cartilha.pdf | Produto Educacional | 3.83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
DISSERTAÇÃO ÂNGELA MSLUZ.pdf | Dissertação de Mestrado | 7.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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