Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/74291
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Nilma Soares Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9178979858378681pt_BR
dc.contributor.referee1Fernando César Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Angélica Oliveira de Araújopt_BR
dc.contributor.referee3Leandro Antônio de Oliveirapt_BR
dc.creatorBárbara Maxilene Lucas Limapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1989150193832041pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-20T13:28:04Z-
dc.date.available2024-08-20T13:28:04Z-
dc.date.issued2023-07-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/74291-
dc.description.abstractThis study was developed in the Master's Degree Program in Education and Teaching (PROMESTRE) at FaE/UFMG in the Science Teaching area. In science teaching, the approaches of inquiry teaching and Science, Technology and Society (STS) have been gaining strength and supporters to promote scientific literacy. These approaches use resources and strategies to motivate students to perceive meaning in themes in order to approximate the theory to the society. Aiming to promote scientific literacy and lead students to question themselves about the types of radiation, its effects and its applications in society associated with technologies involving radiation and radioactivity, this study presents the design, validation, development and analysis of an investigative teaching sequence (ITS) based on radiation and radioactivity. The choice of this theme was made because, although unknown to many, radiation plays a fundamental role in some areas, but unfortunately it is through its risks that it is disseminated by the media. The sequence was prepared and presented to tutors from a specialization course and to undergraduate students in the last period of the undergraduate Chemistry course, who contributed to the organization and suggestions for substitution of activities. The sequence was re-designed and applied to an 8th grade class of Elementary II of a private school in the city of Contagem. During the ITS application, audios were recorded for later data analysis using Textual Discourse Analysis (TDA). We considered as a priori categories indicators of scientific literacy presented in the literature that are similar to scientific practices as well as indicators presented in more recent studies based on the previous ones that seek to bring the scientific practice closer to the classroom. During the analysis of the audios, the TDA allowed four other categories to emerge, which are called emerging categories: quantification - the students tried to compare the different consequences of exposure to radiation; impacts - they related exposure to radiation to the impacts caused by this exposure; applications - when asked how radiation is present in society, they classified it into three areas of application; types of radiation - it was observed that the students tried to classify radiation into four types, which they called good, bad, weak and strong. Based on the categorization provided by the TDA, it was possible to identify, in the students' speeches, several moments in which the promotion of scientific literacy occurred. The results were presented using the self-organized process of construction of understanding of the TDA, called metatexts.pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho de pesquisa foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Educação e Docência (PROMESTRE) da FaE/UFMG na linha Ensino de Ciências. No ensino de ciências, as abordagens de ensino por investigação e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) vem ganhando força e adeptos para a promoção da alfabetização científica. Essas abordagens utilizam de recursos e estratégias para motivar os estudantes a verem sentidos em temas de modo a aproximar a teoria à sociedade. Com o objetivo de promover a alfabetização científica e levar os estudantes a se questionarem sobre os tipos de radiação existentes, seus impactos e suas aplicações na sociedade associados às tecnologias envolvendo radiação e radioatividade, o presente trabalho apresenta a elaboração, validação, desenvolvimento e análise de uma sequência de ensino investigativa (SEI) utilizando como tema radiação e radioatividade. A escolha desse tema se deu pois, embora desconhecida por muitos, a radiação tem um papel fundamental em algumas áreas, mas infelizmente é através de seus riscos que ela se faz divulgada pela mídia. A sequência foi elaborada e apresentada aos tutores de um curso de especialização e a licenciandos do último período do curso de Química Licenciatura que contribuíram para a organização e sugestões de substituição de atividades. A sequência foi reelaborada e aplicada em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede privada do município de Contagem. Durante a aplicação da SEI foram gravados os áudios para posterior análise dos dados utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD). Considerou-se como categorias a priori indicadores de alfabetização científica apresentados na literatura que se assemelham às práticas científicas, bem como indicadores apresentados em estudos mais recentes baseados nos anteriores que procuram aproximar o fazer científico da sala de aula. Durante as análises dos áudios a ATD permitiu o surgimento de outras quatro categorias, que são denominadas de categorias emergentes: quantificação - os estudantes tentaram comparar as diferentes consequências da exposição à radiação; impactos - relacionaram a exposição à radiação aos impactos causados por essa exposição; aplicações - quando questionados sobre como a radiação está presente na sociedade, a classificaram em três áreas de aplicações; tipos de radiação - observou-se que os estudantes tentaram classificar a radiação em quatro tipos, que eles denominaram de boa, ruim, fraca e forte. Com base na categorização proporcionada pela ATD foi possível identificar, nas falas dos estudantes, diversos momentos em que ocorreu a promoção da alfabetização científica. Os resultados foram apresentados com o uso do processo auto-organizado de construção de compreensão da ATD, denominados de metatextos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência de ensino investigativapt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectCTSpt_BR
dc.subjectRadiaçãopt_BR
dc.subjectRadioatividadept_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherRadiação químivspt_BR
dc.titleA radiação é vilã? possibilidades de alfabetização científica na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sequência de Ensino Versão Professor - BARBARA.pdfProduto Educacional - Sequência de Ensino Versão Professor2.11 MBAdobe PDFView/Open
Sequência de Ensino Versão Aluno - BARBARA.pdfProduto Educacional - Sequência de Ensino Versão Aluno1.53 MBAdobe PDFView/Open
Dissertação Bárbara Maxilene.pdfDissertação20.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.