Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/74412
Type: Artigo de Evento
Title: Letramento literário na alfabetização
Authors: Eliana Guimarães Almeida
Maria Elisa de Araújo Grossi
Abstract: A proposta deste trabalho é promover uma discussão em torno do letramento literário no processo da alfabetização, considerando essa etapa como fundamental para a formação integral dos sujeitos. Parte-se da compreensão da literatura como elemento capaz de suscitar uma percepção mais ampliada de aspectos da condição humana que nem sempre estão explicitados no texto, mas que podem ser compreendidos quando se permite uma participação subjetiva que envolve o acionamento dos saberes prévios e o acesso às emoções. Tendo como referência dados empíricos coletados em duas pesquisas de mestrado realizadas em escolas públicas municipais de Contagem e de Belo Horizonte, o texto visa a apresentar e analisar algumas interações observadas em sala de aula, a partir do trabalho com a literatura, buscando evidenciar a importância da linguagem literária na formação do sujeito crítico e reflexivo durante o processo da alfabetização.
Subject: Letramento
Literatura
Alfabetização
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/74412
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://www.abalf.org.br/_files/ugd/64d1da_86e48b485dcb4ece8d2df29d7b8ed3c1.pdf
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.