Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/74562
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Aplicação de juri simulado com interpretação de papéis: um novo olhar sobre a energia nuclear com enfoque CTS
Autor(es): Ludilan Tavares Marzano
Primeiro Orientador: Luis Gustavo D`Carlos Barbosa
Resumo: Este texto aborda a importância da formação científica para o desenvolvimento de cidadãos críticos e conscientes de questões sociocientíficas. A Ciência é vista como uma linguagem construída para compreender o mundo que nos rodeia, e seu domínio é essencial para a alfabetização científica e educação. O ensino de Ciências deve se concentrar na utilidade do conhecimento e sua aplicação na resolução de problemas, em vez de apenas se preocupar com o que se sabe. Uma questão sociocientífica controversa abordada neste trabalho é a produção de energia elétrica a partir de reatores de fissão e fusão nucleares. O objetivo central é o desenvolvimento do raciocínio científico, com base na problematização do conteúdo de radioatividade no ensino médio. Isso é feito por meio de uma sequência didática inspirada no ensino de CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), centrada na questão sociocientífica controversa “Compensa construir Usinas Nucleares no Brasil?”. Essa abordagem é recomendada por vários autores para desenvolver nos estudantes a capacidade de argumentação sobre seu ponto de vista, com base em evidências e reflexão crítica. A educação CTS no ensino médio visa desenvolver a alfabetização científica e tecnológica dos cidadãos, auxiliando o aluno a construir conhecimentos, habilidades e valores necessários para tomar decisões responsáveis sobre questões de ciência e tecnologia na sociedade. Este trabalho engajou os alunos possibilitando melhorarem seu aprendizado, habilidades sociais e reflexão político-social; sendo um exemplo de como diferentes disciplinas podem ser interligadas e aplicadas em conjunto para abordar um tópico atual e desafiador, enquanto incentiva os alunos a refletir criticamente e argumentar sobre a viabilidade de construir uma nova usina de fissão nuclear no Brasil.
Assunto: Educação
Energia nuclear - Estudo e ensino
Ensino médio
Física - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/74562
Data do documento: 25-Mar-2023
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