Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/74562
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Luis Gustavo D`Carlos Barbosa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5058473096729605 | pt_BR |
dc.creator | Ludilan Tavares Marzano | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-21T15:24:41Z | - |
dc.date.available | 2024-08-21T15:24:41Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/74562 | - |
dc.description.resumo | Este texto aborda a importância da formação científica para o desenvolvimento de cidadãos críticos e conscientes de questões sociocientíficas. A Ciência é vista como uma linguagem construída para compreender o mundo que nos rodeia, e seu domínio é essencial para a alfabetização científica e educação. O ensino de Ciências deve se concentrar na utilidade do conhecimento e sua aplicação na resolução de problemas, em vez de apenas se preocupar com o que se sabe. Uma questão sociocientífica controversa abordada neste trabalho é a produção de energia elétrica a partir de reatores de fissão e fusão nucleares. O objetivo central é o desenvolvimento do raciocínio científico, com base na problematização do conteúdo de radioatividade no ensino médio. Isso é feito por meio de uma sequência didática inspirada no ensino de CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), centrada na questão sociocientífica controversa “Compensa construir Usinas Nucleares no Brasil?”. Essa abordagem é recomendada por vários autores para desenvolver nos estudantes a capacidade de argumentação sobre seu ponto de vista, com base em evidências e reflexão crítica. A educação CTS no ensino médio visa desenvolver a alfabetização científica e tecnológica dos cidadãos, auxiliando o aluno a construir conhecimentos, habilidades e valores necessários para tomar decisões responsáveis sobre questões de ciência e tecnologia na sociedade. Este trabalho engajou os alunos possibilitando melhorarem seu aprendizado, habilidades sociais e reflexão político-social; sendo um exemplo de como diferentes disciplinas podem ser interligadas e aplicadas em conjunto para abordar um tópico atual e desafiador, enquanto incentiva os alunos a refletir criticamente e argumentar sobre a viabilidade de construir uma nova usina de fissão nuclear no Brasil. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Questões sociocientíficas | pt_BR |
dc.subject | CTSA | pt_BR |
dc.subject | Energia nuclear | pt_BR |
dc.subject | Matriz energética brasileira | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Energia nuclear - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.other | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Aplicação de juri simulado com interpretação de papéis: um novo olhar sobre a energia nuclear com enfoque CTS | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Arquivo final2.pdf | 5.61 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License