Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/74562
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luis Gustavo D`Carlos Barbosapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5058473096729605pt_BR
dc.creatorLudilan Tavares Marzanopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-21T15:24:41Z-
dc.date.available2024-08-21T15:24:41Z-
dc.date.issued2023-03-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/74562-
dc.description.resumoEste texto aborda a importância da formação científica para o desenvolvimento de cidadãos críticos e conscientes de questões sociocientíficas. A Ciência é vista como uma linguagem construída para compreender o mundo que nos rodeia, e seu domínio é essencial para a alfabetização científica e educação. O ensino de Ciências deve se concentrar na utilidade do conhecimento e sua aplicação na resolução de problemas, em vez de apenas se preocupar com o que se sabe. Uma questão sociocientífica controversa abordada neste trabalho é a produção de energia elétrica a partir de reatores de fissão e fusão nucleares. O objetivo central é o desenvolvimento do raciocínio científico, com base na problematização do conteúdo de radioatividade no ensino médio. Isso é feito por meio de uma sequência didática inspirada no ensino de CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), centrada na questão sociocientífica controversa “Compensa construir Usinas Nucleares no Brasil?”. Essa abordagem é recomendada por vários autores para desenvolver nos estudantes a capacidade de argumentação sobre seu ponto de vista, com base em evidências e reflexão crítica. A educação CTS no ensino médio visa desenvolver a alfabetização científica e tecnológica dos cidadãos, auxiliando o aluno a construir conhecimentos, habilidades e valores necessários para tomar decisões responsáveis sobre questões de ciência e tecnologia na sociedade. Este trabalho engajou os alunos possibilitando melhorarem seu aprendizado, habilidades sociais e reflexão político-social; sendo um exemplo de como diferentes disciplinas podem ser interligadas e aplicadas em conjunto para abordar um tópico atual e desafiador, enquanto incentiva os alunos a refletir criticamente e argumentar sobre a viabilidade de construir uma nova usina de fissão nuclear no Brasil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectQuestões sociocientíficaspt_BR
dc.subjectCTSApt_BR
dc.subjectEnergia nuclearpt_BR
dc.subjectMatriz energética brasileirapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEnergia nuclear - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino médiopt_BR
dc.subject.otherFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleAplicação de juri simulado com interpretação de papéis: um novo olhar sobre a energia nuclear com enfoque CTSpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivo final2.pdf5.61 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons