Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/74875
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A geografia e os pedagogos em formação: como o pck atende aos futuros professores dos anos iniciais do ensino fundamental?
Título(s) alternativo(s): Geography and pedagogues in training: how does the PCK serve future teachers in the early years of elementary school?
Autor(es): Helania Martins de Souza
Valéria de Oliveira Roque Ascenção
Resumen: O conceito de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, termo português paraPedagogical Content Knowledge (PCK),foi cunhado pelo psicólogo educacional americano Lee Shulman em meados dos anos 1980. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo refere-se ao conhecimento profissional específico do professor. Neste artigo, apresentamos a possibilidade do PCKcomo instrumento para compreender e potencializar o desenvolvimento profissional do professor em formação. Acreditamos que sua apropriação por parte dos pedagogos em formação é um campo fecundo para auxiliá-los na reflexão de suas práticas e no processo de aquisição de conhecimento. Como consequência, teremos profissionais mais capacitados em sala de aula para o desafio do magistério. Consideramos também a importância do PCKpara os professores de Geografia como relevante instrumento que permitedesenvolver práticas mais reflexivas sobre a sua própria ação docente.
Abstract: Pedagogical Content Knowledge(PCK) concept was developed by the American educational psychologist Lee Shulman in the mid-1980s. Pedagogical Content Knowledge is the specific professional knowledge in pedagogy. In this article, we present the possibility of PCK as an instrument to understand and enhance the professional development of novice teachers. We believe that the study of PCK and the appropriation of its theory by novice pedagogues is a fruitful field to help teachers reflect on their practices and in their processof acquiringknowledge. As a result, we will have more qualified professionals in the classroom for the challenge of teaching. We also consider the importance of the PCK for teachers and the appropriation of knowledge about the content in Geography, as a relevant instrument that allows them to develop more reflective practices about their teaching actions.
Asunto: Geografia
Pedagogia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.14393/RCG249567160
URI: http://hdl.handle.net/1843/74875
Fecha del documento: 2023
metadata.dc.url.externa: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/67160
metadata.dc.relation.ispartof: Caminhos de Geografia
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
A GEOGRAFIA E OS PEDAGOGOS.pdfA.pdf214.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.