Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/74875
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A geografia e os pedagogos em formação: como o pck atende aos futuros professores dos anos iniciais do ensino fundamental? |
Título(s) alternativo(s): | Geography and pedagogues in training: how does the PCK serve future teachers in the early years of elementary school? |
Autor(es): | Helania Martins de Souza Valéria de Oliveira Roque Ascenção |
Resumo: | O conceito de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, termo português paraPedagogical Content Knowledge (PCK),foi cunhado pelo psicólogo educacional americano Lee Shulman em meados dos anos 1980. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo refere-se ao conhecimento profissional específico do professor. Neste artigo, apresentamos a possibilidade do PCKcomo instrumento para compreender e potencializar o desenvolvimento profissional do professor em formação. Acreditamos que sua apropriação por parte dos pedagogos em formação é um campo fecundo para auxiliá-los na reflexão de suas práticas e no processo de aquisição de conhecimento. Como consequência, teremos profissionais mais capacitados em sala de aula para o desafio do magistério. Consideramos também a importância do PCKpara os professores de Geografia como relevante instrumento que permitedesenvolver práticas mais reflexivas sobre a sua própria ação docente. |
Abstract: | Pedagogical Content Knowledge(PCK) concept was developed by the American educational psychologist Lee Shulman in the mid-1980s. Pedagogical Content Knowledge is the specific professional knowledge in pedagogy. In this article, we present the possibility of PCK as an instrument to understand and enhance the professional development of novice teachers. We believe that the study of PCK and the appropriation of its theory by novice pedagogues is a fruitful field to help teachers reflect on their practices and in their processof acquiringknowledge. As a result, we will have more qualified professionals in the classroom for the challenge of teaching. We also consider the importance of the PCK for teachers and the appropriation of knowledge about the content in Geography, as a relevant instrument that allows them to develop more reflective practices about their teaching actions. |
Assunto: | Geografia Pedagogia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.14393/RCG249567160 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/74875 |
Data do documento: | 2023 |
metadata.dc.url.externa: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/67160 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Caminhos de Geografia |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A GEOGRAFIA E OS PEDAGOGOS.pdfA.pdf | 214.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.