Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/75196
Tipo: Dissertação
Título: Narrativas de professoras da educação infantil sobre educação para as relações étnico-raciais nas escolas Waldorf/Steiner no Brasil
Título(s) alternativo(s): Narratives of early childhood education teachers about education for ethnic-racial relations in Waldorf/Steiner schools in Brazil
Autor(es): Daniele Laurinda Caetano
primer Tutor: Patrícia Maria de Souza Santana
primer miembro del tribunal : Natalino Neves da Silva
Segundo miembro del tribunal: Marlene de Araújo
Tercer miembro del tribunal: Denise Maria Botelho
Cuarto miembro del tribunal: Maria Cristina Soares Gouvêa
Resumen: A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Nessa perspectiva, compreendendo a urgência em se tratar das questões afro-indígenas no contexto escolar brasileiro, como previsto pelas Leis n. 10.639/03 e 11.645/08, a motivação desta pesquisa se deu justamente pelo fato de as escolas privadas em geral e as escolas Waldorf/Steiner, em específico, apresentarem uma autonomia pedagógica que destoa das especificidades dessas leis, bem como da própria BNCC. Com efeito, o ensino descontextualizado em relação à realidade histórica, cultural e social do Brasil apresenta um desequilíbrio notável, apesar da vasta pluralidade racial/étnica no país, proporcionando a continuidade do racismo estrutural. Por outro lado, esse ensino oferece recursos artísticos inovadores e elementos que, ao dialogar efetivamente com a legislação supracitada, podem inspirar o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. Desse modo, este trabalho objetivou investigar, através das narrativas de professoras de Educação Infantil da escola Waldorf/Steiner, práticas pedagógicas voltadas para a Educação da Relações Étnico-Raciais (Erer), bem como para a implementação da Lei n. 10.639/03, que institui o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira, tendo em vista que, neste trabalho, nosso foco são as questões acerca das negritudes na etapa da Educação Infantil. Para tal, a abordagem da pesquisa foi de cunho qualitativo: recorremos à análise documental e à aplicação de entrevista semiestruturada com as professoras dessa pedagogia para fundamentar a coleta de dados. Portanto, o referencial teórico recorre aos documentos legais acerca dos objetivos e da organização da pedagogia na Educação Infantil, como a BNCC (Brasil, 2018), DCNEI, RCNEI, aos estudos sobre a Erer (Brasil, 2004a, 2006; Gonçalves e Silva, 2018; Souza; Crosso, 2007). Abordamos estudos sobre preconceito e discriminação racial (Kilomba, 2019; Fanon, 2020), sobre o universo da Educação Infantil e a Erer (Cardoso, 2021; Bento, 2002; Dias, 1997, 2007; Cavalleiro, 1999, 2010; Gomes, 2002, 2005, 2008, 2011, 2017, 2020, 2023; Oliveira, 2004; Oliveira, Abramowicz, 2010; Santana, 2010; Trindade, 2013) e sobre o conceito de crianças e infâncias (Almeida, 2012; Nunes; Carvalho, 2008; Sarmento; Pinto, 1997; Gouvea, 2011; Araújo; Gomes, 2023). Complementando essa abordagem, recorre-se também ao estudo sobre a Pedagogia Waldorf no Brasil - Lanz (1998); Lemonje (2016, 2022); Levi; Seidl (2023); Levy (2014, 2019); Oliveira (2020); Pinto (2009) e Castro (2016) - além da Pedagogia Waldorf em outros contextos – Boland (2016, 2017); Boland e Muñoz (2021); Perra; Feytit (2020) e Munhoz Júnior (2021). O material teórico-metodológico desenvolvido a partir dessas análises nos possibilitam tecer reflexões e orientações que podem favorecer os trabalhos com a Erer pela Pedagogia Waldorf Crítica na Educação Infantil por meio de uma perspectiva descolonizadora e antirracista.
Abstract: The Early Childhood Education is the first stage of Basic Education and aims at the comprehensive development of the child in its physical, psychological, intellectual, and social aspects. In this perspective, understanding the urgency of addressing Afro-Indigenous issues in the Brazilian school context, as envisaged by Laws No. 10.639/03 and 11.645/08, the motivation for this research arose precisely from the fact that private schools in general and Waldorf/Steiner schools, in particular, exhibit a pedagogical autonomy that diverges from the specificities of these laws, as well as the BNCC itself. Consequently, the decontextualized teaching concerning the historical, cultural, and social reality of Brazil presents a noticeable imbalance, despite the vast racial/ethnic plurality in the country, perpetuating the continuity of structural racism. On the other hand, this teaching offers innovative artistic resources and elements that, by effectively engaging with the legislation, can inspire the development of new pedagogical practices. Thus, this work aimed to investigate, through the narratives of Early Childhood Education teachers from Waldorf/Steiner schools, pedagogical practices focused on Ethnic-Racial Relations Education (Erer), as well as the implementation of Law No. 10.639/03, which establishes the teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture. The focus of this work is on issues related to black identity in the Early Childhood Education. To achieve this, the research approach was qualitative: we resorted to documentary analysis and the application of semi-structured interviews with teachers of this pedagogy to substantiate data collection. Therefore, the theoretical framework relies on legal documents regarding the objectives and organization of pedagogy in Early Childhood Education, such as the BNCC (Brazil, 2018), DCNEI, RCNEI, as well as studies on Erer (Brazil, 2004a, 2006; Gonçalves and Silva, 2018; Souza; Crosso, 2007). We addressed studies on racial prejudice and discrimination (Kilomba, 2019; Fanon, 2020), the universe of Early Childhood Education and Erer (Cardoso, 2021; Bento, 2002; Dias, 1997, 2007; Cavalleiro, 1999, 2010; Gomes, 2002, 2005, 2008, 2011, 2017, 2020, 2023; Oliveira, 2004; Oliveira, Abramowicz, 2010; Santana, 2010; Trindade, 2013), and the concept of children and childhood (Almeida, 2012; Nunes; Carvalho, 2008; Sarmento; Pinto, 1997; Gouvea, 2011; Araújo; Gomes, 2023). Additionally, we supplemented this approach with a study on Waldorf Pedagogy in Brazil - Lanz (1998); Lemonje (2016, 2022); Levi; Seidl (2023); Levy (2014, 2019); Oliveira (2020); Pinto (2009) and Castro (2016) - in addition to Waldorf Pedagogy in other contexts – Boland (2016, 2017); Boland and Muñoz (2021); Perra; Feytit (2020) and Munhoz Júnior (2021). The theoretical-methodological material developed from these analyses allows us to weave reflections and guidance that can favor the work with Erer by Critical Waldorf Pedagogy in Early Childhood Education through a decolonizing and anti-racist perspective.
Asunto: Currículos - Avaliação
Educação - Relações raciais
Waldorf, Método de Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/75196
Fecha del documento: 4-dic-2023
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