Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/75645
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O jogo “Lançando a Moeda": uma possibilidade para o ensino de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The game "Lançando a Moeda": a possibility for teaching probability in the early years of elementary school
Autor(es): Sandra Gonçalves Vilas Bôas
Keli Cristina Conti
Resumen: Este estudo teve como objetivo investigar como um grupo de crianças de uma turma de 2ª ano (7 e 8 anos) se apropriam das noções de acaso, ideia de aleatório e espaço amostral em situações de jogo. As crianças participantes estudam na Rede Pública Municipal de Uberlândia - Minas Gerais – Brasil. A investigação foi de cunho qualitativo e buscou referencial teórico na Educação Estatística, nos estudos sobre Probabilidade e no papel dos jogos educacionais. A produção dos dados foi realizada por meio do jogo “Lançando a moeda”, e por meio de observação participante. Inferimos que as crianças adquiriram as habilidades de: apresentar os possíveis resultados de um experimento aleatório com moedas; perceber que o resultado do lançamento da moeda depende do acaso; e compreender que nem todos os fenômenos são determinísticos.
Abstract: This study aimed to investigate how a group of children from a 2nd year class (7 and 8 years old) appropriate the notions of chance, the idea of randomness and sample space in game situations. The participating children study in the Municipal Public School of Uberlândia - Minas Gerais - Brazil. The investigation was of a qualitative nature and sought a theoretical framework in Statistical Education, in studies on Probability and in the role of educational games. The production of data was carried out through the game “Lançando a moeda”, and participant observation. We infer that the children acquired the skills to: present the possible results of a random experiment with coins; realize that the outcome of the coin toss depends on chance; and understand that not all phenomena are deterministic.
Asunto: Probabilidades
Jogos em educação
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15702
URI: http://hdl.handle.net/1843/75645
Fecha del documento: 1-dic-2022
metadata.dc.url.externa: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/15702
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Baiana de Educação Matemática
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
O Jogo Lançando A Moeda.pdf630.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.