Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/75645
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O jogo “Lançando a Moeda": uma possibilidade para o ensino de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | The game "Lançando a Moeda": a possibility for teaching probability in the early years of elementary school |
Autor(es): | Sandra Gonçalves Vilas Bôas Keli Cristina Conti |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo investigar como um grupo de crianças de uma turma de 2ª ano (7 e 8 anos) se apropriam das noções de acaso, ideia de aleatório e espaço amostral em situações de jogo. As crianças participantes estudam na Rede Pública Municipal de Uberlândia - Minas Gerais – Brasil. A investigação foi de cunho qualitativo e buscou referencial teórico na Educação Estatística, nos estudos sobre Probabilidade e no papel dos jogos educacionais. A produção dos dados foi realizada por meio do jogo “Lançando a moeda”, e por meio de observação participante. Inferimos que as crianças adquiriram as habilidades de: apresentar os possíveis resultados de um experimento aleatório com moedas; perceber que o resultado do lançamento da moeda depende do acaso; e compreender que nem todos os fenômenos são determinísticos. |
Abstract: | This study aimed to investigate how a group of children from a 2nd year class (7 and 8 years old) appropriate the notions of chance, the idea of randomness and sample space in game situations. The participating children study in the Municipal Public School of Uberlândia - Minas Gerais - Brazil. The investigation was of a qualitative nature and sought a theoretical framework in Statistical Education, in studies on Probability and in the role of educational games. The production of data was carried out through the game “Lançando a moeda”, and participant observation. We infer that the children acquired the skills to: present the possible results of a random experiment with coins; realize that the outcome of the coin toss depends on chance; and understand that not all phenomena are deterministic. |
Assunto: | Probabilidades Jogos em educação Ensino fundamental |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15702 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/75645 |
Data do documento: | 1-Dez-2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/15702 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Baiana de Educação Matemática |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O Jogo Lançando A Moeda.pdf | 630.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.