Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75784
Type: Dissertação
Title: Ensino de química a partir de uma sequência didática investigativa sobre ácidos e base: possibilidades de aprendizagens processuais e atitudinais
Authors: Filipe Pedrosa Barbosa
First Advisor: Andrea Horta Machado
Abstract: Neste estudo, propomos atividades com uma abordagem investigativa para o ensino e aprendizagem de conceitos científicos relacionados aos ácidos e bases. O objetivo é investigar as aprendizagens processuais e atitudinais a partir da elaboração, desenvolvimento e análise de uma sequência de ensino investigativa (SEI). Sugerimos uma avaliação qualitativa que busca incorporar as aprendizagens processuais e atitudinais como uma alternativa à diversificação das práticas tradicionais de avaliação. Para possibilitar essas aprendizagens, desenvolvemos uma SEI, que foi aplicada aos alunos de uma escola pública da rede estadual em Santa Luzia/MG. Os resultados indicam que a utilização da SEI pode contribuir para o progressivo avanço dos alunos no entendimento dos conceitos e processos relacionados ao conteúdo sobre ácidos e bases, além de aproximá-los da cultura científica, conforme observado por meio da avaliação processual e atitudinal.
Subject: Educação
Ensino médio
Neoliberalismo - Aspectos educacionais
Currículos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/75784
Issue Date: 10-May-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Filipe Pedrosa Barbosa - final.pdf876.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.