Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75786
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dc.contributor.advisor1Shirlei Rezende Salespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4103701137389818pt_BR
dc.contributor.referee1Mônica Ribeiro da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Kamilla Lokmannpt_BR
dc.contributor.referee3Juliana Batista do Reispt_BR
dc.contributor.referee4Sandra Márcia Campos Pereirapt_BR
dc.creatorGlhebia Gonçalves de Oliveira Douradopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7082258412807929pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-29T14:10:31Z-
dc.date.available2024-08-29T14:10:31Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/75786-
dc.description.resumoNesta tese realizaram-se um mapeamento e uma análise das tecnologias de governo acionadas pela governamentalidade neoliberal contemporânea, para regulação do currículo e da docência no Novo Ensino Médio. A fundamentação teórica, baseada nos estudos de Michel Foucault, permitiu compreender que, em cada momento histórico, as formas de governamentalização se modificam e novas tecnologias são criadas para regular as práticas institucionais em razão de uma racionalidade específica. O neoliberalismo, entendido como uma forma de governamentalidade da nossa época, aciona um conjunto complexo de tecnologias para regular as práticas institucionais escolares. As tecnologias são acionadas para fazer com que o discurso produzido nas relações de poder que se estabelecem nas empresas circulem nas escolas. Dada essa compreensão, a pesquisa consistiu em investigar as formas como as tecnologias de governo operam para disseminar o discurso empresarial e regular o currículo e a docência em função desse discurso, haja vista que tecnologias estão sendo acionadas para regular as práticas escolares na etapa do Ensino Médio, especificamente, no presente contexto histórico em que essa etapa da Educação Básica passa por uma ampla reforma curricular (Lei nº 13.415/17) que nomearam de Novo Ensino Médio (NEM). Constatou-se que a reforma do Ensino Médio foi arquitetada em um momento oportuno da história para oportunizar a participação de grupos econômicos nas decisões das políticas educacionais, articulando-as em torno do currículo. As mudanças impostas no currículo produzem, estrategicamente, um contexto de insegurança na docência e sua precarização e, por meio do modelo de flexibilização tecnicamente acionado, produz efeitos de governo sobre a docência que, por sua vez, questiona as tecnologias de governo utilizadas buscando limitá-las por meio de uma “atitude crítica”. Capturando do vocabulário foucaultiano os termos táticas, mecanismos, estratégias, técnicas e instrumentos, estes funcionaram como operadores analíticos para categorizar e analisar as tecnologias investigadas. Constatou-se que a reforma do Ensino Médio foi uma “tática” acionada num momento oportuno que figura como uma “combinação calculada”, na medida em que foi um empreendimento arquitetado na articulação entre empresas, fundações empresariais, associações, movimentos suprapartidários e o próprio Estado, cujas instâncias de poder se alinharam, formando um sistema de redes para incluírem os interesses empresariais nos processos regulatórios da educação e fazer com que o discurso empresarial circule nas escolas. Ao participarem dos processos regulatórios que envolvem a administração das políticas educacionais, tais instâncias de poder fazem das políticas educacionais mecanismos que, discursivamente, acionam estratégias e técnicas para regular o currículo e a docência do Novo Ensino Médio em razão do discurso empresarial. Contudo, a pesquisa também constatou que essas tecnologias são questionadas, limitadas, pois seu funcionamento é reduzido por “atitudes críticas” que se manifestam no próprio currículo e na conduta docente. Embora esse currículo seja um instrumento regulado e de proliferação do discurso empresarial, no Novo Ensino Médio, ele também se abre para outras possibilidades de regulação que foram verificadas na investigação da materialidade empírica produzida mediante uma composição metodológica na qual articulei elementos da pesquisa documental e da observação. Reunidos os documentos oficiais que regulamentam o Novo Ensino Médio, estes foram organizados conforme sua funcionalidade para cada política educacional, sendo recortadas as partes que levassem a identificar as tecnologias operando em função do discurso empresarial. A observação considerou as atuais redes de conectividade utilizadas pelas escolas, tal como aplicativo de mensagens instantâneas, o WhatsApp. Por meio dessas redes de conectividade, as práticas escolares não se dão nem somente online, nem somente offline, mas em uma composição dos dois. Por isso, foi realizada uma adaptação metodológica nomeada de observação OnLife. Dessa forma, o processo investigativo permite defender a tese de que o currículo e a docência no Novo Ensino Médio são regulados por tecnologias de governo que buscam articular a lógica empresarial às práticas escolares. Argumento que a reforma do Ensino Médio é uma tática da governamentalidade neoliberal que se sustenta na estratégia da precarização para operar em função do discurso empresarial, acionando as políticas educacionais como mecanismos e técnicas como a flexibilização curricular para regular a docência e o currículo do Novo Ensino Médio. Tal tática encontra limitações no próprio currículo, possibilitando a emergência de uma docência questionadora, por meio da atitude crítica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subjectTecnologias de Governopt_BR
dc.subjectGovernamentalidadept_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectDiscurso empresarialpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação e Estadopt_BR
dc.subject.otherEnsino médiopt_BR
dc.subject.otherNeoliberalismo - Aspectos educacionaispt_BR
dc.titleNovo ensino médio: tecnologias da governamentalidade neoliberal na regulação do currículo e da docênciapt_BR
dc.typeTesept_BR
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